06/07/2011
Compartilhe esta postagem:
Castelão: primeira etapa será entregue na primeira quinzena de ago
A primeira etapa das obras de ampliação, modernização e adequação do estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, será entregue na segunda quinzena de agosto. A "fase um" da reforma compreende as instalações da nova Secretaria de Esporte do Estado e da primeira etapa do estacionamento. A informação é do site do Governo do Estado que Ceará.
Até o momento, mais de 700 colaboradores trabalham em três turnos durante a semana, aos sábados e eventualmente aos domingos, para cumprir o cronograma de execução da obra, que ainda abrange outras três fases. A etapa dois, também em andamento com a construção da segunda etapa do estacionamento, já se encontra com 19% de execução.
Já o terceiro estágio, que será o futuro Edifício Central, com todo o sistema nervoso do estádio, está com 23% dos trabalhos concluídos. A quarta e última fase, que corresponde ao restante da parte interna e integração de todas as etapas, já deu início ao serviço de terraplanagem.
A obra chegará a aproximadamente 50% de conclusão em dezembro deste ano. A certeza se deve graças a um rígido controle realizado pelo consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça. Através de um software, é possível prever atrasos e apontar soluções com antecedência. Na última sexta-feira (01/07), uma comitiva técnica da FIFA veio a Fortaleza e elogiou o planejamento, controle e a condução da reforma.
Histórico
As obras da arena esportiva iniciaram no dia 13 de dezembro, data em que o Governador assinou a Ordem de Serviço e o contrato com o BNDES. No total, serão investidos recursos no valor de R$ 518.606 milhões, que incluem todas as intervenções internas e externas (característica inédita na construção dos estádios da Copa no Brasil), a construção do novo prédio da Secretaria do Esporte (Sesporte) e a operação do estádio por oito anos.
A obra é a primeira Parceria Público Privada (PPP) do Estado. O consórcio vencedor da licitação, responsável pelo projeto é formado pelas empresas Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA.
(com informações e fotografia do Governo do Ceará)