28/06/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Secretaria das Cidades apresenta projetos habitacionais na Região Metropo

Um encontro para apresentar os principais projetos da secretaria das Cidades que vão beneficiar a população de Fortaleza e de toda região metropolitana. O deputado federal José Guimarães participou, na última segunda-feira (27), da apresentação dos projetos de desenvolvimento urbano e social da secretaria das Cidades. O encontro, promovido pelo órgão do governo estadual, aconteceu no período da noite, no Ponta Mar Hotel.

"Através de encontros, como este, o Governo do Estado busca articular políticas públicas que Fortaleza precisa, assim como também toda Região Metropolitana. No final, quem ganha é a população: que pode conhecer melhor as obras do poder público", avaliou o vice-líder do governo Dilma. "Não estamos aqui para discutirmos o projeto eleitoral de 2012, que está em aberto. É muito cedo para anteciparmos qualquer disputa interna", assegura.

Entre os projetos apresentados pelo secretário Camilo Santana "a maior intervenção urbana do País", ou seja, o projeto Maranguapinho. No total, a obra vai beneficiar, entre indenizações, permutas e reassentamentos, 1.264 famílias em Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. Sendo que já foram entregues 684 moradias antes mesmo do início da quadra invernosa, quando as famílias mais sofrem com a enchente do rio invadindo as próprias casas.

Além deste, a secretaria das Cidades está realizando o projeto Cocó, que atende os municípios de Fortaleza, Itaitinga, Pacatuba e Maracanaú. A intervenção urbana irá atender outras 2.394 famílias com moradia e realizará, inclusive o aumento da área de preservação ambiental no entorno de um dos principais rios que cortam a RMF.

"Se dizem que existem 23 mil famílias em áreas de risco na região metropolitana, apenas com estes dois projetos, iremos beneficiar em torno de 12 mil famílias: com moradias, equipamentos sociais, dragagem dos rios e urbanização das margens", informa Camilo.

Para ele, entre os principais desafios está a ampliação da participação de famílias com renda de 0 à 3 salários mínimos, através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O secretário ressalta, ainda, a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e Defesa Civil, na construção de uma vida mais digna para os cearenses.

"O nosso esforço é agir integrando as atividades entre secretarias e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal; bem como construirmos um diálogo com as comunidades, através do Plano Plurianual Participartivo", observa. "Compromisso e diálogo com a sociedade são fundamentais e, se não houver o envolvimento das comunidade, assim como o empoderamento dela, muitas vezes o projeto não consegue dar certo", finaliza.

SAIBA MAIS

Projeto Maranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho é a maior intervenção urbana do País e irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e Região Metropolitana, em especial, Maracanaú, Maranguape e Caucaia. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção de cheias para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

Projeto Cocó

A Secretaria das Cidades está investindo R$ 279.253.665,52 para melhorar as condições de vida de cerca de oito mil famílias que moram às margens do rio Cocó. Estão previstas obras físicas para controlar as cheias, realizar dragagem do rio, urbanizar as margens e construir 1.652 unidades habitacionais para as famílias retiradas da área de risco. Os recursos são do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará. As obras de urbanização e habitação popular, para remanejamento de famílias que vivem em áreas de risco ao longo do Rio Cocó, serão complementadas pela Prefeitura de Fortaleza.