14/06/2011
Compartilhe esta postagem:
Banco do Nordeste já tem novo presidente
O Banco do Nordeste tem novo comando. Na manhã desta terça-feira, o advogado e geógrafo Jurandir Santiago foi empossado, em cerimônia discreta no Ministério da Fazenda, como presidente da instituição, a mais importante da esfera federal na região. Santiago substitui o economista Roberto Smith, que presidiu o BNB durante oito anos e é considerado um dos maiores gestores da história do banco.
O ministro Guido Mantega foi o responsável pela condução do ato, que teve como convidados o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo na Câmara, e o governador Cid Gomes, que não pôde comparecer e foi representado pelo assessor especial em Brasília. Dirigentes do banco acompanharam a posse.
Mantega elogiou o trabalho de Roberto Smith à frente do BNB, destacando o crescimento no volume de financiamentos aos pequenos produtores e o fortalecimento da agricultura, ações fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região. “O Nordeste tem um ritmo de crescimento superior à média brasileira”, destacou.
Segundo o ministro, a ação do Banco do Nordeste foi um dos principais fatores para que o governo Lula atingisse sua meta de alavancar a economia da região, reduzindo a desigualdade em relação ao restante do país.
Mantega disse ainda que o principal desafio do novo presidente é avançar nas conquistas e contribuir para atingir as metas do governo Dilma – que anunciou como prioridade a erradicação da extrema pobreza. “Tenho certeza de que o Jurandir reúne todas as condições para dar conta desses grandes desafios”, disse.
Jurandir Santiago agradeceu “a confiança do ministro e do governo” e declarou-se honrado com a nova missão. O presidente também elogiou Smith e disse que o banco tem uma história “antes e depois” da gestão de seu antecessor.
Para José Guimarães, responsável, ao lado do governador Cid Gomes, pela indicação de Jurandir Santiago, houve um forte valor simbólico na posse do novo presidente. O parlamentar destacou que “o ministro reconheceu o papel extraordinário que o BNB vem exercendo no desenvolvimento do Nordeste, por meio da geração de emprego e renda”.
Vice-presidente nacional do PT, Guimarães fez questão de ressaltar a “habilidade política” do ministro na condução do processo. “Não tenho dúvida de que ganhou o Nordeste e, principalmente ganhou o Ceará”, disse o deputado.
Perfil
Cearense nascido em Russas (160 km de Fortaleza), Jurandir Santiago ocupava a presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Ele é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, da qual foi superintendente no Ceará. Exerceu ainda o cargo de secretário-adjunto da pasta de Cidades, no primeiro mandato de Cid Gomes.