17/05/2011
Compartilhe esta postagem:
Guimarães defende pauta do Grito da Terra 2011
O maior movimento organizado dos trabalhadores brasileiros é realizado por agricultores e agricultoras de todo o País. A definição é do vice-líder do governo Dilma, deputado José Guimarães (PT), ao comentar o Grito da Terra Brasil (GTB), que chega à sua 17ª edição em 2011. O movimento, organizado pela Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura (Contag), reúne, hoje (17) e amanhã, seis mil pessoas em Brasília.
"O 17º Grito da Terra Brasil chama a atenção do Brasil para que todos nós, de mãos dadas nesta Casa, possamos não só fortalecer o setor produtivo, que garante hoje ao Brasil ser um grande exportador de grãos, mas também é preciso incentivar a produção do pequeno e do médio produtor rural", afirmou Guimarães em discurso.
Na pauta das reivindicações do GTB, encaminhada à Presidência da Câmara dos Deputados, está a aprovação dos projetos de lei 490 /95, 362 /05 e 792 /07 e a Proposta de Emenda Constitucional 438 /01. Além destes pontos, a Contag pede ao governo, através da movimentação na Esplanada dos Ministérios, o assentamento emergencial de 150 mil famílias, a garantia de recursos para ações de reforma agrária, a liberação dos recursos para dívida agrária e a ampliação da assistência técnica rural.
Por fim, os 20 milhões de agricultores e agricultoras, que constituem a Contag, requerem a implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, "demanda importante que diz respeito à vida de milhares de trabalhadoras rurais que sofrem com a chamada desigualdade de gênero", comenta José Guimarães; e o fortalecimento da organização produtiva da juventude no campo.
Guimarães garantiu "apoio e empenho" na tramitação das matérias de interesse dos trabalhadores organizados. "Presto a minha solidariedade, como parlamentar do Nordeste, em especial aos trabalhadores que vieram do meu Estado, a esse grande Grito da Terra Brasil, que acontece neste momento aqui em Brasília", conclui.
Após o pronunciamento no plenário, Guimarães participou do ato de abertura do evento, em frente ao prédio do Congresso Nacional, onde se reuniram milhares de trabalhadores.
Confira a íntegra do discurso acessando o site da Câmara dos Deputados.