16/05/2011
Compartilhe esta postagem:
Assembléia recebe audiência pública da Comissão Espec
O debate sobre o futuro da educação brasileira chega ao Ceará. Nesta segunda-feira (16), o vice-líder do governo Dilma Rousseff, José Guimarães (PT), participou da audiência pública da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei No. 8.035 /10). Também participaram o evento realizado pela Câmara dos Deputados, no Ceará, o presidente e o relator da comissão especial, Gastão Vieira (PMDB /MA), e Ângelo Vanhoni (PT /RS), respectivamente.
Em seu pronunciamento, José Guimarães defendeu "o novo ciclo de desenvolvimento", iniciado com o presidente Lula e que tem continuidade com a presidenta Dilma, e argumentou que "sem educação não é possível um desenvolvimento sustentável para o país". "Não vejo como podemos melhorar a escola, seja com transporte escolar, com a merenda, ou com computadores se não tivermos a figura do professor valorizada", completa.
Pela posição privilegiada, junto ao poder executivo, o parlamentar cearense destacou os esforços do Fórum de Discussão do PNE no Ceará, que lançou no último dia 18 de abril o movimento "PNE prá Valer" no Estado, e se comprometeu em apresentar uma emenda ao projeto de lei que contemple a educação bilíngüe para surdos-mudos. Por fim, no próximo dia 19, o deputado José Guimarães e o movimento dos surdos-mudos devem marcar uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Propostas
Segundo o relator da comissão, o deputado Ângelo Vanhoni, a partir de 20 de maio, a Comissão Especial que discute o PNE aprecia os requerimentos apresentados por deputados, de acordo com o Regimento Interno da Câmara. Segundo ele, este é o período ideal para que as entidades civis se reúnam com os parlamentares da casa e apresentarem sugestões ao projeto de lei 8.035 /10. O período para apresentar emendas segue até 10 de junho.