10/05/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães declara apoio à reeleição de Santana em Ju

Um diálogo amplo e permanente entre o mandato do deputado federal José Guimarães e a população. O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado José Guimarães, levou, na última sexta-feira (06), o debate sobre a Reforma Política a Juazeiro do Norte. O debate, que aconteceu no Teatro Marquise Branca, reuniu em torno de 200 lideranças de todo o Cariri.

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário estadual de Cidades, Camilo Santana (PT), do prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), e do vice-prefeito, Roberto Celestino, Guimarães trouxe para perto da população os debates da Câmara Federal. "A reforma política é uma prioridade para consolidação da democracia do Brasil, e não apenas uma tentativa do PT em se beneficiar. Mesmo porque, o PT conseguiu eleger um projeto vencedor com o atual sistema", justificou.

Na Câmara, o Partidos dos Trabalhadores tem defendido o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais e a lista preordenada, em que o eleitor passaria a escolher os representantes dos cargos proporcionais a partir de uma lista partidária. Além destes pontos, o PT tem argumentado a favor de uma maior participação das mulheres, negros e índios na política e defendido a fidelidade partidária.

“Eu reduziria em duas propostas a pauta do PT para a reforma política: o financiamento público e a lista preordenada, e uma não pode vir sem a outra, caso contrário não teremos partidos fortes e uma campanha mais limpa”, defendeu o vice-líder do governo na Câmara, se posicionando contra a proposta do “distritão”, defendido pelo PMDB. “Fala-se muito mal dos partidos políticos; então, vamos fortalecê-los e exigir que exponham o conteúdo programático de cada um deles para o País, para os estados e para os municípios”, completou.

2012

Sobre a sucessão em Juazeiro do Norte, José Guimarães declarou apoio à candidatura de reeleição do prefeito Manoel Santana. "Você só não busca a reeleição se não quiser, prefeito", defendeu o parlamentar em solidariedade à administração petista.