05/05/2011
Compartilhe esta postagem:
Presidente do BC discute medidas para controlar inflação
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa, nesta quinta-feira (05), de audiência pública com representantes de seis comissões da Câmara e do Senado. O debate sobre a inflação e as políticas de combate à alta dos preços devem marcar o encontro. O vice-líder do governo e membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, José Guimarães (PT), participa da reunião.
Neste ano, a previsão de inflação destinada ao consumidor, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA, tem sido motivo de preocupação tanto para o governo, quanto para os consumidores. A expectativa do mercado financeiro é a de que, neste ano, o índice IPCA deva chegar a mais de 6,3%, acima do centro da meta do Banco Central, que é de 4,5%.
A reunião é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101 /00), que determina a realização de encontros semestrais entre o BC e as comissões temáticas pertinentes do Congresso para avaliação do cumprimento dos objetivos das políticas monetária, de crédito e cambial. Na próxima sexta-feira, o IBGE deverá divulgar a inflação de abril, e as projeções são de 0,81% - frente aos 0,57% do mesmo mês de 2010.
Novos debates
Além deste encontro, a Comissão de Finanças e Tributação já aprovou a realização de uma audiência pública específica sobre as políticas de combate à inflação.
Para a reunião, requerida pelos deputados Audifax (PSB-ES) e José Guimarães (PT-CE), serão convidados, além de Tombini, o chefe da assessoria econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e o economista Décio Garcia Munhoz. Ainda não há data marcada para a reunião.