27/04/2011
Compartilhe esta postagem:
Ceará vive expectativa de safra recorde de grãos em 2011
O Governo do Estado do Ceará projeta safra recorde de grãos para 2011. Com o bom período de chuvas, a expectativa é de que seja produzida 1,3 milhão de toneladas de grãos. A safra estadual deve superar em 200 toneladas o recorde estadual de produção de 2006, quando foram colhidos 1.145.558 toneladas de grãos.
A estimativa faz parte da avaliação mensal do Grupo de Coordenação e Estatística de Agropecuária (GCES), que reúne órgãos do governo federal e estadual. De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a colheita de feijão e milho já começou em todas as regiões do Estado.
O impacto da fartura é notado no preço da saca do feijão no Ceará. No Cariri, onde o plantio começou mais cedo, em janeiro, a saca de feijão vendida por até R$ 250. Em período de entressafra é encontrada até por R$70.
Na madruga desta quarta-feira (27), o açude Orós sangrou pela primeira vez no ano. Dos 134 açudes monitorados, 41 já sangraram em 2011.
Incentivos
Para o Governo do Estado, o bom resultado da safra de 2011 se deve, além das chuvas fartas, à qualidade das sementes distribuídas aos agricultores. O projeto Hora de Plantar distribuiu em 2011 cerca de 4,2 toneladas de sementes a 144 mil agricultores.
Além das sementes, os pequenos agricultores, responsáveis por 70% da produção agrícola cearense, recebem assitência técnica e são estimulados a produzir mamona, principal fonte natural para produção do biocombustível.
(com imagem do Ministério do Desenvolvimento Agrário)