12/04/2011
Compartilhe esta postagem:
Financiamento público da campanha irá destacar proposta polí
Uma proposta de reforma política onde o que os políticos propõem para o Brasil esteja em foco. O deputado federal José Guimarães (PT) se pronunciou, na tarde desta terça-feira (12), na comissão especial da Reforma Política, da Câmara dos Deputados. No discurso, a defesa de uma reforma política que beneficie os cidadãos e cidadãs.
"A proposta do meu partido [dos Trabalhadores] não é uma reforma que nos beneficie, mas que esteja a favor de uma evolução do atual sistema político-eleitoral brasileiro. Até mesmo, porque, foi com este sistema que consolidamos a maior bancada na Câmara dos Deputados", argumentou José Guimarães, lembrando a presença do PT em 88 das 514 cadeiras na casa.
Para o petista cearense, membro titular na comissão da Reforma Política, é preciso evoluir do atual sistema de financiamento, que inclui o fundo partidário e a contribuição privada, para a contribuição exclusivamente pública. A partir desta mudança, segundo ele, será possível o "fortalecimento dos partidos políticos e da própria democracia".
"O que nós queremos é interditar a intervenção das questões econômicas naquilo que é definido como atribuição política", afirmou lembrando do debate com o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), ocorrido na última segunda-feira (11), em Fortaleza (CE). "O objetivo central do financiamento público é inibir a atual formatação: combatendo o chamado caixa dois e a desconfiança da população quanto aos gastos de campanha eleitoral", complementou.
Imagem
Para o deputado federal Ricardo Berzoini, que já foi presidente do Diretório Nacional do partido, é preciso um teto nos custos da campanha eleitoral. Com a proposta de financiamento público, segundo ele, "ganha a eleição não quem pode contratar o melhor marqueteiro, mas a melhor proposta para o país".
Atualmente, os custos com o profissional de marketing envolvem de 30 a 40% do valor total gasto em uma campanha eleitoral. "Uma produção hollywoodiana", definiu Berzoini.
(com imagem da Agência Câmara)