12/04/2011
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães destaca campanha do desarmamento
Um pacto pela cidadania e pela cultura de paz em nossa sociedade. O deputado federal José Guimarães (PT) lembrou, no início da tarde desta terça-feira (12), a tragédia no colégio Tasso da Silveira, no Realengo, Rio de Janeiro (RJ). Durante pronunciamento, na tribuna da Câmara dos Deputados, o coordenador da bancada cearense defendeu uma "cultura cidadã", que comece na educação, e abrace as crianças do país.
"Todos nós ficamos chocados [com a tragédia], mas, para mim, não adianta ficarmos chocados, hoje e amanhã, e as coisas continuarem do mesmo jeito", afirmou o deputado. "É preciso desenvolver outra campanha, porque há necessidade do País, como um todo, se unir em torno da construção de uma nova cultura cidadã, a começar pelas crianças deste imenso Brasil", defendeu.
Durante seu discurso, o coordenador da bancada cearense lembrou que não é apenas responsabilidade do Ministério da Justiça, mas de toda a sociedade, incluindo do setor educacional, a consolidação de uma "cultura de paz". Parabenizou, ainda, a iniciativa do ministério em antecipar a campanha do desarmamento de junho para 06 de maio.
"Para mim, é preciso fazer a campanha do desarmamento, mas há que se enfrentar outro problema, que está na raiz da violência: a educação como mecanismo de cidadania", concluiu.
Governo Lula
Na última campanha, realizada ainda no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, foram recolhidas em torno de 40 mil armas em todo país. A previsão de gastos com a atual campanha de desarmamento da ordem de R$ 10 milhões.