24/03/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães declara apoio a PEC que restabelece diploma de jornalista

O deputado federal José Guimarães (PT) declarou, na manhã desta quinta-feira (24), apoio à Proposta de Emenda Constitucional 33 /09 (PEC 33 /09), que torna obrigatório o diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A declaração de apoio ocorreu durante reunião do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marco Maia (PT-RS), com uma comitiva organizada pela Federação Nacional dos Jornalista (Fenaj).

"Na minha opinião, é fundamental o ensino superior na formação do jornalista", opina Guimarães. "Mesmo porque o Jornalismo exige não apenas uma proeficiência técnica, mas, também, um conjunto de valores éticos que asseguram o interesse social da profissão", argumenta o parlamentar cearense.

"No Brasil, não se pode falar em melhoria no campo da Comunicação sem passar pela qualificação do profissional jornalista", completa.

Caravana do diploma

Participam da intensa agenda que realiza contatos políticos em Brasília os diretores da FENAJ Celso Schröder, Maria José Braga, Guto Camargo, Suzana Blass, Antonio Paulo, Deborah Lima e José Carlos Torves. Além destes, representantes dos Sindicatos dos Jornalistas do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Pará, Maranhão, Município do Rio de Janeiro, Amazonas e Distrito Federal.

A "Caravana do Diploma", como tem sido chamada pela categoria sindical, também cumpre agenda junto ao Senado Federal.