22/03/2011
Compartilhe esta postagem:
Guimarães acompanha lançamento do Projeto Movimento Criativo
Uma educação voltada para a formação profissional com uma visão ética do processo educativo. O deputado federal José Guimarães (PT) participou, na última segunda-feira (22), do I Encontro de Integração e Cultura, com a apresentação dos resultados parciais do projeto Movimento Criativo. A ação, uma realização da Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão, juntamente à Fundação de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Pró-Reitoria de Extensão, órgãos vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), aconteceu às 18h, no auditório Valnir Chagas (UFC).
O projeto propõe a profissionalização de jovens em nove bairros da Região Metropolitana de Fortaleza através cursos voltados para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com a colaboração do Banco do Nordeste, o Governo do Estado, através do SINE /IDT e coordenadoria de Juventude, 100 jovens em cada uma das comunidades recebem cursos de Informática Básica (100 h/ aula) e Design Gráfico (100h /aula).
Segundo o coordenador do projeto, o professor Osmar de Sá Ponte, do Departamento de Ciências Sociais (UFC), além do repasse de conhecimentos técnicos, o Movimento Criativo se preocupa com a formação dos cidadãos e cidadãs, um dos diferenciais do projeto. "Faz-se necessário incluir conteúdos emancipatórios, na intenção do fortalecimento de valores éticos que posicionem o educando como sujeito de direitos e deveres na organização social", defende.
Compromisso
Para o deputado federal José Guimarães, iniciativas como esta oferecem à juventude uma maneira de ficar longe do ambiente das drogas, ao oferecer chances de competir por uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, executam um importante papel das instituições públicas de Ensino Superior: democratizando o conhecimento e criando uma sociedade mais igualitária, ao oferecer chances de capacitação de comunidades carentes deste tipo de atenção.
"O futuro do Brasil depende da juventude e, em consequência, o crescimento do país passa pela Educação", destacou o parlamentar. "Por isso, a partir do que acompanhei neste encontro, quero garantir: contem conosco na expansão deste projeto para atingir um número de bairros ainda maio", afiançou.
Instituições
Confira o nome das instituições e bairros beneficiados com o projeto Movimento Criativo:
• Centro de Apoio ao Cidadã (CEACI) – Núcleo Aerolândia;
• Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Lagamar (CDDHL) – Núcleo Lagamar;
• Fundação Cultural Acauã – Nucleo Itaitinga;
• Federação das Organizações Comunitárias e de Pequeno Porte do Ceará (FECOMP) - Núcleo Pirambu;
• Instituto de Orientação ás DST/HIV/Aids para Mulheres de Baixa Renda (IOPEM) – Núcleo João XXIII;
• Instituto de Basquete e Cultura do Ceará (IBCC) – Núcleo Barra do Ceará;
• Instituto Amanaiara – Núcleo Parangaba;
• Fundação Antônio Marques (FAM) – Núcleo São Miguel
• Centro Comunitário Santa Maria (CCSM) – Núcleo Mesejana.