17/03/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT quer debater reforma política com a sociedade

Um diálogo que começa com lideranças políticas e quer se abrir para toda a sociedade. O Partido dos Trabalhadores realizou, nesta quinta-feira (17), uma reunião da Executiva Nacional. O encontro, que aconteceu em Brasília, teve como pauta a Reforma Política: estratégias de envolvimento de outros partidos e de toda a sociedade.

Dentre os participantes, os congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, da Fundação Perseu Abramo e da direção nacional do partido. Foi o primeiro formal do PT, que deve se reunir ainda nos dias 28 e 29 para fechar uma agenda de mobilização nacional

Opinião

Segundo o 2o vice-presidente do partido, José Guimarães, a proposta que está sendo construída é criar uma força-tarefa para evitar uma reforma que acabe representando um atraso para o atual sistema político brasileiro. "Uma reforma conservadora", segundo definiu o próprio deputado.

"No Ceará, como em todos Estados, iremos construir uma agenda de mobilização, tanto da militância quanto de toda sociedade, que pode nos ajudar propondo uma reforma progressista", afirma."A ideia é construir uma agenda política que envolva tanto o presidente de honra do partido [Luís Inácio Lula da Silva], como a presidenta Dilma", acrescenta.

Proposta

Entre os itens considerados como fundamentais para uma evolução do atual sistema político brasileiro, o PT considera fundamentais: o financiamento público de campanha, o voto proporcional e em lista fechada e a fidelidade partidária. Além disso, na reunião, o partido se colocou contra a proposta do voto distrital, chamado de "distritão".