17/03/2011
Compartilhe esta postagem:
PIB cearense segue ritmo acima da média nacional e cresce 7,9%
Uma boa notícia para população cearense. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Ceará, soma das riquezas produzidas nos setores da agricultura, industrial, comercial e de serviços, cresceu acima da média nacional, com 7,9%, atingindo a marca de R$ 75 bilhões no terceiro semestre de 2010. Esta é a terceira vez consecutiva que o PIB estadual supera o nacional. A informação é do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão do Governo do Estado.
Destaque especial para os setores da indústria e serviços, com crescimento de 9,7% e 7,5%, respectivamente. Segundo o Ipece, o crescimento só não foi maior devido à queda significativa da agropecuária, de 8,1%, em decorrência da baixa safra registrada no período de estiagem. Para se entender a expressividade do contribuição do crescimento do setor de serviços, a área contribui com 69,3% do PIB estadual.
Setores
Ainda segundo o órgão do Governo do Estado, o setor de serviços contou com a colaboração do crescimento de 13,8% da sub-setor de comércio, 9,3% na de transporte e 7,5% em alojamento e alimentação. Na indústria, a sub-setor de indústria de transformação cresceu 6,9%. A maior queda na agropecuária foi no setor extração mineral, com queda de 16,1%, contra crescimento nacional de 15,7%.
Trimestre
No terceiro trimestre de 2010 ficou constatado que o PIB foi de 8,43%, superando a média brasileira, de 6,7%. Na comparação da economia cearense e brasileira pelo Valor Adicionado a preços básicos, ou seja, sem a vinculação com a carga tributária que incide nos bens e serviços, o desempenho cearense foi de 7,58% no , ficando o do Brasil em 5,9%.