16/03/2011
Compartilhe esta postagem:
3º Congresso Nacional do PT pautará discussões no Congresso
Os líderes do PT na Câmara e no Senado, deputado Paulo Teixeira (SP) e senador Humberto Costa (PE) definiram em reunião, na noite da última terça-feira (15), que irão levar as decisões do 3º Congresso Nacional do PT para o Plenário. Líderes da reforma política em ambas as casas do Legislativo também participaram da reunião.
Entre as propostas estão o financiamento público e exclusivo de campanha; o voto em lista pré-ordenada; a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais com a adoção das federações partidárias. "O PT deverá fazer uma interlocução com os movimentos sociais e as entidades da sociedade civil organizada, além de outros partidos políticos, para viabilizar a reforma do sistema político brasileiro", declarou Paulo Teixeira.
Na tarde da última terça-feira (15), o deputado federal José Guimarães (PT) subiu no Plenário da Câmara para defender a proposta petista de reforma política. O parlamentar se posicionou contra o atual personalismo da política e pelo fortalecimento dos partidos políticos.
Outro tema de embate, no Plenário 11 da Câmara dos Deputados foi a judialização dos mandatos, quando o Poder Judiciário age na determinação dos candidatos eleitos. "Ou o Congresso realiza a [Reforma Política], ou o atual sistema político brasileiro vai nos engolir", afirmou Guimarães.
Agenda
A Comissão Especial da Reforma Política, que possui 41 membros titulares e 41 suplentes, cumprirá agenda às terças e quintas-feiras no Congresso Nacional. No primeiro dia da semana, a agenda será destinada às discussões e deliberações; no segundo para a participação popular. O Senado Federal também instituiu uma comissão especial para tratar do assunto.
Na próxima semana, líderes do Partido dos Trabalhadores se reúne, em Brasília, para discutir estratégias de atuação no Congresso Nacional para viabilizar a reforma. No próximo mês será a vez do Diretório Nacional do PT que irá realizar reunião avaliando o atual quadro da Reforma Política.