11/03/2011
Compartilhe esta postagem:
Indústria cearense registra terceiro maior crescimento da História
Com expansão de 9% em 2010, a produção industrial cearense registrou o terceiro maior crescimento histórico da série iniciada em 2000. A análise é do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), do Governo do Estado.
O índice é menor ao do crescimento nacional, divulgado na pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), de 10,5%. Ainda segundo o instituto, o Ceará ocupa a nona posição entre os 13 Estados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF)
Dentre os destaques estaduais, segundo o relatório do Ipece, as atividades de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (63,5%), Metalúrgica Básica (32,1%), Produtos de Metal – exclusive máquinas e equipamentos (26,3%). Além destes, os setores de Alimentos e Bebidas (11,5%), Calçados e Artigos de Couro (4,9%).
As quedas ficaram por conta dos setores de Vestuário e Acessórios (-4,4%) e Têxtil (-2,2%), que sofre com o alto preço do algodão em nível nacional.