03/03/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Relator da reforma política entrega roteiro de trabalho no dia 15

Já existe data para a entrega de um roteiro de trabalho a ser debatido pela Comissão Especial da Reforma Política, na Câmara dos Deputados. Logo em sua primeira reunião, o relator Henrique Fontana (PT-RS) definiu um prazo: dia 15 , às 14h. O deputado Almeida Lima (PMDB-SE) foi eleito, na última quarta-feira (03), o presidente do colegiado.

A comissão terá 180 dias, a contar de ontem (02), para apresentar resultados. Na próxima reunião, os parlamentares deverão decidir questões como os dias da semana em que ocorrerão os encontros, o número de audiências públicas a serem realizadas e até a possibilidade de levar a discussão para os estados. Também deverá haver a eleição para 1º, 2º e 3º vice-presidentes da Comissão Especial.

A comissão instalada na Câmara tem consenso pelo menos em dois pontos: a fragilidade do atual modelo eleitoral, que favorece a interferência da Justiça Eleitoral, e a necessidade de compatibilizar os trabalhos da comissão com sua congênere do Senado. “A pior coisa para nós seria continuar com o sistema atual”, destacou Fontana, abordando a dificuldade do eleitor entender como funciona o atual sistema eleitoral.

O relator mostrou-se otimista quanto à possibilidade de cumprimento dos prazos. Para ele, além de uma cobrança da sociedade, há maior disposição dos parlamentares de enfrentar o assunto. “A sociedade amadureceu e sabe que o sistema atual precisa mudar. E nós conhecemos intimamente os dilemas da política e como melhorá-la”, argumentou lembrando da dificuldade de conseguir consenso.