02/03/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Comissões permanentes elegem presidência nesta quarta-feira (02)

As vinte comissões permanentes da Câmara dos Deputados, entre elas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Tributação (CFT), terão os presidentes definidos nesta quarta-feira (02). Na semana passada, os líderes dos partidos que compõem a Câmara já indicaram os nomes, agora é a vez dos parlamentares votarem pela aprovação, ou não.

A distribuição de quais partidos assumem as presidências obedece o critério da proporcionalidade partidária da atual legislatura. Entre os partidos com maior representação na chefia das comissões, o PT e o PMDB, com três presidências cada. PP, PSDB, DEM e PR ficam com duas cada e os outros seis partidos dirigem uma comissão cada.

Tradicionalmente, a eleição dos presidentes é um processo formal, devido a indicação partidária que, normalmente, é acatada pelos demais partidos. Ainda assim, o presidente da Câmara, o deputado federal Marco Maia (PT-RS) deve realizar uma reunião com os presidentes eleitos para definir os procedimentos de trabalho e prioridades.

“O objetivo é que a gente possa dar um tratamento especial e viabilizar a sua votação e sua divulgação, além de estabelecer um diálogo maior com a sociedade em relação a esses projetos”, disse Maia.