02/03/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Câmara instala Comissão Especial para debater a Reforma Polí

Começa, nesta quarta-feira (02), as reuniões que vão definir o futuro da política no Brasil. Hoje, a Câmara dos Deputados realiza a primeira reunião da Comissão Especial da Reforma Política. Logo no encontro inicial, serão nomeados o presidente, os vices e o relator daquela comissão que pode ficar na história do país, por definir regras claras e objetivas, garantindo, a todo cidadão, regras claras e objetivas que regulem o atual sistema político e eleitoral.

No total, fazem parte da comissão 41 deputados titulares e 41 suplentes. Dentre estes, está o nome de José Guimarães como um dos sete petistas que vão compor a comissão. O parlamentar é um dos três cearenses titulares que farão parte da comissão, e um dos doze nordestinos que representarão a região.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Marco Maia (PT-RS), não será uma discussão fácil. Mesmo porque, há muitos interesses em jogo, o que exige muitos acordos e a participação da sociedade, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135 /10).

"O fato de estarmos criando as comissões não significa que estamos prometendo que as coisas serão fáceis", advertiu Maia. "Não, teremos um longo debate político, uma construção muito paciente de acordos, consensos que viabilizem as mudanças na estrutura política brasileira", explicou.

Senado

Ainda segundo ele, a existência de outra comissão especial no Senado Federal não deve atrapalhar o andamento da reforma política, pois ambas as esferas do Congresso Nacional tem trabalhado em consonância. "Vamos ter uma proposta só, de acordo entre Câmara e Senado, de modo a aprovarmos com maior rapidez", disse.

Confira a lista completa no portal da Câmara dos Deputados.