16/02/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT escolhe João Paulo Cunha para presidir CCJ da Câmara

A bancada do PT na Câmara dos Deputados fechou questão em torno do nome de João Paulo Cunha (SP) como indicação do partido para presidir a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa. A informação foi confirmada esta tarde pelo deputado José Guimarães (CE), um dos articuladores da postulação do parlamentar paulista, que disputava internamente com Ricardo Berzoini (SP).

João Paulo Cunha é ex-presidente da Câmara e tem ótimo trânsito com as diversas forças políticas da Casa. "Além de ser um nome de peso político, com capacidade para dar conta da importante missão, João Paulo é também um dos deputados mais queridos desta Casa. Reúne as condições para fazer um grande trabalho", avaliou Guimarães.

A CCJ é a mais importante comissão da Câmara, já que por ela passam todas as propostas em tramitação na Casa. Além da CCJ, o PT, que detém a maior bancada, tem direito de presidir outras duas comissões permanentes. O partido negocia a possibilidade de presidir uma quarta comissão, que seria a de Direito Humanos e Minorias. Não há definição no partido sobre quem ocuparia a presidência dessas demais comissões.