26/01/2011
Compartilhe esta postagem:
Ceará registra INCr histórico em novembro de 2010
Novembro do ano passado foi o mês em que a atividade econômica cearense foi mais intensa, segundo dados do Banco Central (BC). Segundo relatório da autoridade monetária nacional naquele mês o (INCr-CE) registrou o melhor desempenho do Estado do ano, 151,87 pontos, o segundo melhor da série histórica iniciada em 2002.
Consolidando a evolução da economia cearense, o INCr-CE cresceu 11 pontos nos últimos doze meses. Em setembro, apresentou um leve recuo de 0,64 pontos (caindo de 149,27 para 148,63), com retomada em outubro com a ascensão até 150,27 pontos. O índice foi criado pelo BC para antecipar a tendência do PIB no país e nos Estados e leva em conta setores como agropecuária, indústria de transformação, construção civil, administração, saúde e educação pública.
País
Na contramão do observado no Ceará, o Brasil sofreu uma desaceleração, no índice nacional (IBCr), no mês de novembro: a primeira desaceleração desde o mês de maio do mesmo ano. Embora positivo, o índice marcou 0,42%, contra 0,51%
Opinião
Segundo o presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Ceará (Corecon), Vicente Férrer, os números corroboram o bom momento do comércio, a contribuição logística e produtiva do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e o aquecimento do setor de construção civil.
Apesar do bom desempenho, no entanto o Estado precisa alçar vôos mais altos se quiser alcançar patamares mais altos. Neste sentindo, segundo ele, "falta um investimento mais robusto do governo federal para acelerar a captação desses empreendimentos", opina.
(com informações e infográfico do Diário do Nordeste)