11/01/2011
Compartilhe esta postagem:
Tribunal de Justiça anula cassação do Prefeito de Juazeiro
Demorou menos de 24h a decisão da Câmara Municipal de Juazeiro que pediu a cassação do mandato do prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana Neto (PT). Em votação durante o período de recesso parlamentar e sob forte processo popular, com o placar de 12 a 1, e uma abstenção, o presidente da casa, José de Amélia Junior (PSL), havia comandado ontem (10), o pedido de impeachment do prefeito e do vice-prefeito do município, Vicente Celestino (PSB).
O Tribunal de Justiça do Ceará, através do desembargador Ernani Barreira Porto, o mesmo que havia emitido parecer favorável à reabertura da votação, iniciada em setembro de 2010, é o responsável pela recondução do prefeito ao cargo. "Alegamos para Justiça que o procedimento realizado pela Câmara é completamente ilegal, a comissão foi de forma irregular", se defendeu Santana.
Segundo Santana, afirmou que não houve comprovação do ilícito que teria sido cometido pelo Executivo municipal e que estaria sendo vítima "de uma das maiores injustiças que aconteceram no Ceará". Sobre o motivo das acusações, o prefeito acusou o presidente do Legislativo municipal de ter cobrado uma quantia de R$ 420 mil pelo apoio da casa.
"Nós apuramos todas as denúncias, fazemos o nosso controle interno, com muito rigor e o próprio Ministério Público está investigando os fatos apresentados por eles, e também está investigando o presidente da Câmara, José de Amélia Júnior", finaliza.
Posse
Com a decisão, Manoel Santana toma posse, novamente, referendado nos 67.156 votos de 2008. Às 16h, segundo a assessoria de Comunicação, Manoel Santana concede entrevista no Palácio José Geraldo Cruz. Vicente Celestino, que se encontra em São Paulo, retorna amanhã (12) para Juazeiro do Norte.