16/12/2010
Compartilhe esta postagem:
Aeroporto do Cariri pode ter solução para obras ainda este ano
O impasse em torno da reforma que deverá promover ampliação e modernização do Aeroporto Regional do Cariri está próximo de uma solução. Em audiência solicitada pelo coordenador da bancada cearense no Congresso, deputado José Guimarães (PT-CE), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, garantiu que, até o final do ano, será resolvida a pendência jurídica entre União e Governo do Estado, a qual impossibilita a realização de investimentos por parte da Infraero.
De acordo com Guimarães, Jobim autorizou as procuradorias do Ministério e do Estado a elaborarem minuta do documento de distrato do convênio entre Infraero e Governo do Ceará para administrar o aeroporto. Assinada a portaria, a gestão do equipamento passará à União, permitindo a realização das obras de melhoria. O procurador-geral do Estado do Ceará, José Leite Jucá Filho, acompanhou a audiência.
Ainda segundo Guimarães, as intervenções a serem realizadas no aeroporto têm uma fase emergencial, que se refere à construção de dois Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), que são áreas climatizadas para embarque e desembarque (a exemplo do que ocorre em Florianópolis). Essa ação deve ocorrer com rapidez, pois a Infraero já realizou as licitações correspondentes.
A etapa seguinte, bem mais complexa, refere-se à construção de um amplo terminal de passageiros e uma nova pista de pousos e decolagens. Nesse caso, Guimarães destaca a importância de “agilizar o processo de empenho da emenda de R$ 26 milhões da bancada do Ceará”, aprovada para esta finalidade.
“A decisão política está tomada. A bola está com a procuradoria do Estado. Temos a palavra do ministro, que quer resolver a pendência até o final do ano e pediu agilidade”, disse Guimarães, complementando que é “uma questão de honra” resolver o problema.
Participaram da audiência o deputado (e senador eleito) José Pimentel (PT-CE) e o vice-prefeito de Juazeiro Roberto Celestino.