10/07/2010
Compartilhe esta postagem:
Guimarães realiza primeiro ato de campanha com trabalhadores rurais de Ta
130 lideranças dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Tauá elegeram o deputado federal José Guimarães (PT) como representante no Congresso Nacional da causa do pequeno agricultor neste sábado (10). A indicação foi realizada pela manhã, quando o líder da bancada cearense na Câmara dos Deputados participou do encerramento do 11º Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tauá. O evento aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adultos Luzia Araújo Freitas, no Centro da cidade.
O evento foi escolhido pelo deputado como primeiro ato de campanha do candidato que trabalha para a reeleição na chapa . Estiveram com o deputado: o candidato a deputado estadual Camilo Santana (PT) e os membros da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará, Lucilene Lima, Secretária Geral; Raimundo Martins, secretário de Finanças; João Evonilson, o “Voni”, presidente da entidade em Tauá; e o vereador de Tamboril Bibi.
História
No primeiro ato de campanha, o deputado federal José Guimarães (PT) lembrou a trajetória política ao lado do trabalhador e trabalhadora rural: de militante ao lado de Maria Luiza até a condução pelo voto de 88.486 eleitores para o Congresso Nacional, em 2006. A mensagem de esperança foi também um chamado de continuidade da luta ao lado da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará (Fetraece) e do Banco do Nordeste (BNB): com mais reforma agrária, projetos sociais e crédito para agricultura familiar.
O candidato também destacou a importância da militância durante o período que antecedem as eleições e fato de ter “o mesmo DNA” dos 130 delegados do 11º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tauá. Pedindo o voto e a mostrando a disposição na continuidade do trabalho realizado nos últimos três anos, citou a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), votada na última quinta-feira (08); projetos sociais, que retiraram 24 milhões de brasileiros da pobreza; e as ações do governo do Estado para a agricultura familiar.
“Quero ter muito uma votação expressiva nestas eleições: que é para vocês poderem bater no peito e dizerem que vocês elegeram Guimarães e Camilo para o Ceará crescer ainda mais. Por isso, vim aqui porque sei que vocês vão nos dar força e energia para nós também elegermos a companheira Dilma para presidente e Cid Gomes para continuar o trabalho no governo Federal e no Ceará”, encerrou o líder da bancada cearense na Câmara.
Prestígio e reconhecimento
Lembrando o reconhecimento do presidente Lula ao enxergar no homem do campo o verdadeiro trabalhador brasileiro, o candidato a deputado estadual Camilo Santana (PT) pediu voto para Dilma Rousseff (PT), na presidência da República; Cid Gomes (PSB), no governo do Estado; e José Guimarães (PT), para continuar o trabalho junto ao trabalhador rural no Congresso Nacional. Camilo também destacou a implantação de 20 mil cisternas de placa com a parceria Cid e Lula, e os 300 tratores entregues às famílias de trabalhadores rurais pelo projeto São José.
“O que queremos não é um mandato individual, é preciso lembrar que para estarmos aqui tivemos de passar por um processo que foi discutido com o sindicato dos trabalhadores e com o meu partido. E aqui, no Estado do Ceará, é preciso lembrar que no Congresso. Companheiros, é por isso que posso pedir o seu voto, para José Guimarães e Camilo Santana e, juntos, nós vamos crescer ainda mais”, justificou.
Continuidade da luta agrária
O 11º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Taúa teve início na última quinta-feira (08) e encerrou hoje com a discussão de quatro temas centrais na luta sindical: organização sindical e autogestão; gênero, raça e etnia, desenvolvimento social e política públicas. De acordo com Lucilene Lima, secretária geral da Fetraece, foram as resoluções tiradas pelos delegados durante o evento vão ser levadas à frente pelo Sindicato. Entre os destaques estão a campanha para conseguir mais asssociados, com foco voltado aos jovens; o assoreamento dos rios Jaguaribe e Carrapateira; segurança alimentar; canais de negociação com o governo e orientação, durante o período eleitoral, dos políticos que estão ao lado da luta do sindicato.