15/06/2010
Compartilhe esta postagem:
Guimarães: Refinaria espera definição do local. Recurso exi
O coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado José Guimarães (PT), afirmou, na manhã desta terça-feira (15), que o início das obras da Refinaria Premium II, da Petrobras, no Estado, aguarda apenas a definição de um local. O acordo em torno desta decisão vem sendo buscado pelo governador Cid Gomes, que esteve, ontem, em Brasília, reunido com representantes de todas as partes envolvidas na questão, conforme matéria da edição de hoje do Diário do Nordeste.
Segundo Guimarães, o compromisso do Governo Federal está assumido e o "dinheiro está ouvindo a conversa". Esse projeto é prioritário; está no PAC. Falta apenas sair esse acordo para que os trabalhos tenham início", disse o parlamentar.
Na semana passada, em visita ao Ceará, o presidente Lula citou o investimento de R$ 22 bilhões na refinaria do Ceará, classificando-o como fundamental. "Ninguém pode prescindir” desse apoio, disse. A expectativa é de que o empreendimento gere cerca de 90 mil empregos.
Matéria do Diário do Nordeste:
Ainda não foi desta vez que o impasse que vem impedindo o início da construção da Refinaria Premium II, da Petrobras, no Ceará, chegou ao fim. A reunião realizada ontem, em Brasília, entre o governador Cid Gomes, os prefeitos de São Gonçalo do Amarante e de Caucaia, representantes do Ministério Público Federal, da Funai e da Petrobras não apontou ainda para uma solução, mas dá sinais de avanço a partir de um novo encontro marcado para amanhã no próprio Estado, onde um será instalado um grupo de trabalho para definição das terras que serão da refinaria e aqueles que pertencem e que continuarão pertencendo aos índios Anacé.
"A reunião foi extremamente positiva, porque colocar todos os interessados na questão debatendo de forma tranquila mostra uma postura democrática. Há interesse em se resolver a situação e espero que isto saia com esse grupo de trabalho", afirmou o governador Cid Gomes à saída do encontro.
A reunião de ontem, na Capital federal, havia sido antecipada com exclusividade pelo Diário do Nordeste na edição da última quarta-feira. Quando o governador Cid Gomes declarou que estaria bem adiantada a possibilidade de um consenso as lideranças dos Anacés "Eles estão dispostos ao diálogo. Naturalmente, o governo sempre esteve disponível para o diálogo. A Petrobras coloca essa questão atualmente como o único impedimento pra se ter um passo a frente no projeto", reiterou o governador.