30/03/2010

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PAC: Contra números e fatos não há argumentos

O deputado José (PT-CE) rechaçou nesta terça-feira (30) ataques dos partidos oposição ao andamento dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o petista, apesar da veemência da oposição em criticar o andamento das obras, os números demonstram o sucesso do programa. Segundo o petista, nos quatro primeiros anos do PAC, o crescimento médio do País foi de 4,2%. A previsão para os próximos quatro anos é de 5.5%. Já no governo Fernando Henrique Cardoso, o crescimento médio nos quatro anos anteriores ao PAC, foi de apenas 1,7% ao ano.


“Contra números e fatos não há argumentos. Não é possível entender porque tanta ira, tantas análises despropositadas ou inverídicas sobre os números do PAC”, afirmou Guimarães. Segundo o parlamentar, há uma clara contradição entre os partidos de oposição, já que vários de seus gestores públicos estão correndo para inaugurar obras, várias delas do PAC, antes de se licenciarem para as eleições deste ano. “Ao mesmo tempo que chovem críticas ao governo Lula, vários governadores correm para inaugurar obras e anunciarem suas candidaturas. É estranho que de ontem para hoje, essas pessoas passem a não enxergar mais os números que o PAC deu ao País”, reclamou.


Empregos – Guimarães atribui ainda ao programa o volume recorde de empregos gerados no País nos últimos anos. “Nesses anos do PAC, de 2003 a 2009, no governo Lula, foram gerados mais de 10 milhões de empregos. De 2003 para cá, as taxas de crescimento aumentaram de 15.3% do PIB para 18.5% em 2010. Trata-se de um aumento bastante razoável”, disse. Outro aspecto bastante positivo do governo, de acordo com o parlamentar, é a redução da dívida pública do País, que em 2003 representava 54,9% do PIB. Essa dado deve cair para 40.7% e, 2010.


“Diferentemente do que alguns disseram ontem à noite, após o lançamento do PAC 2, quero dizer da minha satisfação, como deputado do Ceará, os impactos positivos do PAC sobre as obras de infraestrutura do Brasil e do Ceará. O PAC é um plano vitorioso”, declarou.


Assessoria de Comunicação Social