12/03/2010
Compartilhe esta postagem:
Obras em perímetros irrigados devem ser retomadas em breve, diz Dnocs
Em audiência nesta quinta-feira (11) o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes, informou que o órgão retomará em breve os investimentos nos perímetros irrigados cearenses. A afirmação foi feita durante audiência solicitada pelo deputado José Guimarães (PT-CE) entre o Dnocs, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Ceará e os irrigantes dos perímetros de Várzea do Boi em Tauá e Lima Campos em Icó.
No encontro, Fernandes informou que o Dnocs já prestou todos os esclarecimentos solicitados pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre as obras do perímetro de Lima Campos, que encontra-se paralisados por recomendação do órgão. “Os recursos estão assegurados e já foram empenhados. Agora estamos aguardando autorização da CGU para retomarmos as obras”, disse Fernandes.
Canal por gravidade – Os irrigantes solicitam ao Dnocs empenho para a conclusão dos estudos para a implantação do canal por gravidade. Os trabalhadores pedem urgência nas obras devido aos altos custos com energia elétrica para bombear a água. Fernandes informou que o principal entrave para o início dos estudos está no governo Federal, que ainda não se convenceu sobre os aspectos positivos do investimento. Fernandes informou ainda que vai retomar até o mês de julho o programa de assistência técnica.
Recursos – Caso os estudos apontem a viabilidade do projeto, o deputado Guimarães se comprometeu em fazer gestões para viabilizar uma emenda de bancada para oferecer uma solução definitiva para o problema. De acordo com o parlamentar, um levantamento realizado pelo Ministério da Integração avalia a necessidade de aproximadamente R$ 200 milhões para as obras. “A ministra Dilma e o presidente Lula já estão com estes levantamentos. Há possibilidade de que estas obras entrem no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que será lançado em breve”, disse Guimarães.
Assessoria de Comunicação Social