01/03/2010
Compartilhe esta postagem:
“PT não precisa pedir licença ao Ciro”, afirma Guimarães so
Texto: Jornal O Povo
Na disputa de quem fala mais grosso, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse que o PT não precisa da autorização do deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) para lançar candidato ao Senado, no Ceará.
A reação veio em resposta à afirmação de Ciro, na última sexta-feira, no programa Debates do Povo, quando o deputado, irmão do governador Cid Gomes (PSB), disse não perceber no PT cearense ``essa bola toda para indicar o vice do governador e um nome para o Senado``, como querem os petistas.
Guimarães enfatizou a existência de um projeto de aliança do PT com o atual governador. Dentro dessa estratégia, há o objetivo de eleger um senador. ``Não vamos pedir licença``, disse. Questionado se não o PT não pediria licença nem a Cid Gomes, Guimarães respondeu: ``Nem ao Ciro, nem ao Cid``. Logo após, Guimarães ratificou que sua resposta era direcionada ao irmão mais velho, Ciro.
O petista após citar Cid, abrandou o tom da resposta e ressaltou que irá discutir a aliança com o governador e o PMDB. ``Não temos vocação para o autoritarismo. Queremos construir o consenso em torno de um projeto``, disse.
A tese de Guimarães é de que o PT possui ``prestígio e densidade eleitoral`` para garantir um candidato ao senado. O deputado federal lembrou da eleição de 2002, quando o atual deputado federal, José Airton Cirilo (PT), disputou o 2º turno pelo Governo do Estado, contra o ex-governador Lúcio Alcântara (PR, na época PSDB). ``A gente quase derrotava o PSDB, o Tasso Jereissati e o Ciro``, reforçou Guimarães.
Contra Aécio e Serra
Durante a entrevista de sexta, Ciro ainda cogitou ser convidado para ocupar a vaga do vice de Aécio Neves (PSDB), na disputa presidencial. Ciro aposta que Serra irá desistir do pleito, deixando o caminho livre para o governador de Minas Gerais.
Guimarães, satisfeito com o resultado da última pesquisa Datafolha, acredita que a pré-candidata Dilma Rousseff (PT) pode derrotar José Serra ou Aécio Neves, seja qual for a opção tucana.
Questionado se, caso Ciro Gomes aceitasse coligar com PSDB nacionalmente, mudaria o cenário local, Guimarães descartou essa possibilidade. ``Serra é candidato e não vai acontecer. Se isso acontecer, a gente discute``.
O deputado esteve reunido com o governador Cid Gomes, no último sábado, em Morada Nova (168 km de Fortaleza), participando do Governo Itinerante. Ele enfatizou, no entanto, não ter havido nenhuma conversa sobre as alianças políticas.
RESPOSTAS SOBRE A CÂMARA
>Ainda em resposta a Ciro Gomes (PSB-SP), colega de Congresso, o deputado José Guimarães (PT-CE) disse que na Câmara há ``homens e mulheres sérios que estão tentando colocar as comissões para funcionar``.
> Ciro, na entrevista ao programa Debates do Povo, disse que há 20 mil projetos paralisados na Câmara, por morosidade dos parlamentares do PT e PMDB.
> Guimarães argumenta não haver falta de empenho dos petistas e peemedebistas e culpa o ``regimento obsoleto`` da Casa.
> O documento, segundo Guimarães, ajuda a oposição a entravar o Congresso. ``Assim como serviu para o PT, quando era oposição``, admitiu.
> ``Para governar tem de fazer as alianças. Não compromete as questões estratégicas do Governo Federal``, continuou o petista.
> Guimarães avalia como muito positivo o trabalho da Câmara dos Deputados. Ele diz que, mesmo com a oposição, os parlamentares federais estão trabalhando muito.
> Como principal exemplo de forte atuação da Câmara, Guimarães aponta a votação de três dos projetos do pré-sal, todos votados recentemente.
Fonte: O Povo