19/02/2010
Compartilhe esta postagem:
Dilma será aclamada neste IV Congresso do PT, diz Guimarães
Em entrevista concedida ao site do mandato, o deputado José Guimarães (PT-CE) fala sobre a importância do IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores para o fortalecimento da pré-candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O parlamentar cita os principais pontos que devem nortear o programa de governo durante o próximo mandato, que também deve aprofundar os programas sociais do "governo petista" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Congresso teve início nesta quinta-feira (18), em Brasília. Veja integra da entrevista.
Quais os objetivos do IV Congresso Nacional do PT?
Guimarães – Consolidar a nova direção, eleita no ultimo Processo de Eleições Diretas (PED), onde votaram mais de 530 mil filiados. Elaborar e aprovar o programa da nossa candidata, que será um programa avançado, que dê continuidade ao governo do presidente Lula e avance em outros aspectos importantes. O evento também tem a missão de consolidar a política de alianças, além de indicar a nossa pré-candidata do PT. A ministra Dilma será aclamada, por unanimidade, neste VI em Brasília.
O primeiro ponto da pauta de debates é a questão da tática eleitoral e a política de alianças. Como o Senhor avalia o trabalho do partido nesse sentido até o momento?
Guimarães – Temos dois aspectos para ressaltarmos neste enfrentamento. O primeiro é transformarmos esta eleição em um plebiscito. Essa é a principal missão do PT. O eleitor vai poder escolher entre os oito anos de governo do PESDB, na era FHC, e os oito anos do governo petista. O segundo aspecto é consolidar a nossa política de alianças no Congresso. Temos que fortalecer a união entre PT, PSB, PCdoB, PDT, PMDB e vários outros partidos. Essa aliança tem força, tem densidade eleitoral e identidade com o presidente Lula.
O Congresso vai consagrar a ministra Dilma Rousseff como candidata do PT à sucessão de Lula. Qual sua opinião sobre essa disputa contra o PSDB?
Guimarães – O Congresso vai dar um grande salto com o lançamento da nossa pré-candidata. O fato de ela ser escolhida por unanimidade, já mostra bem o tamanho da disputa. O PT está unido em torno do nome da ministra Dilma. O mesmo deverá ocorrer com o candidato do PSDB. Por isso, penso que haverá uma eleição polarizada que nós vamos mostrar o caminho. Estamos no melhor momento da história do Brasil e não podemos voltar ao passado. Temos que seguir em frente para dar continuidade ao governo Lula
O que será discutido acerca do programa de governo a ser apresentado pela candidata petista para dar continuidade ao projeto do presidente Lula?
Guimarães – Temas políticos, econômicos e sociais. Na área política, penso que é preciso a mobilização da sociedade para fazermos a reforma política eleitoral. Também deverá constar deste programa esforços para fazermos as reformas tributárias e do judiciário. Precisamos consolidar as leis sociais, que devem ser o centro dessa disputa. Temos que avançar nos programas sócias do governo Lula, consolidando toda essa legislação, para que o país de fato enfrente as desigualdades sociais que ainda são grandes.
Como o senhor prevê um governo Dilma?
Guimarães – Um governo de intensa mobilização social, que precisa construir alianças no Congresso. Por isso, eu defendo uma política de alianças ampla, para que a Dilma eleita, possa governar com tranqüilidade.
Qual a importância de o partido realizar um evento deste porte, reunindo tantas lideranças do país inteiro, no ano da eleição presidencial?
Guimarães - Mostra vitalidade, força e identidade entre governo e partido. Também sinaliza para a sociedade que o papel do partido na mobilização da campanha é fundamental. Nenhum outro partido tem o tamanho da militância que temos. É um congresso da mais alta significância da vida partidária.
Essa será a primeira eleição presidencial do PT sem ter Lua como candidato. Qual será a importância da militância petista nesse momento histórico?
Guimarães – O que vamos discutir agora é projeto de governo. Mesmo sem o presidente Lula presente na cédula de eleitoral, é muito importante nós consolidarmos essa idéia de discutir projetos e a Dilma é um ótimo projeto.
Todos os institutos de pesquisa mostram crescimento constante das intenções de voto da ministra Dilma. A quais fatores o senhor credita esse crescimento?
Guimarães – A partir do momento que a população vai tendo contato com a ministra Dilma, percebe a grandiosidade desta mulher, aliada ao sucesso do nosso governo e a unidade construída internamente em torno do nome dela. Esses fatores vem contribuindo enormemente para o fortalecimento da sua candidatura. Quanto mais a população perceber que ela é a candidata do presidente lula, mas ela crescerá.
O Congresso também integra as comemorações pelos 30 anos do PT. Que reflexões o partido deve fazer sobre sua trajetória e seu projeto político?
Guimarães – Temos uma trajetória vitoriosa, de construção do maior partido de esquerda da América Latina. Somos uma referencia para a esquerda mundialmente. Temos o melhor partido do Brasil, em termos de inserção social e fazemos o melhor governo da república. O PT tem toda a moral para dizer que nós vamos ganhar essa eleição para dar continuidade ao nosso projeto.
Assessoria de Comunicação Social