19/02/2010
Compartilhe esta postagem:
Ministro garante apoio aos projetos do Centenário de Juazeiro
Audiência realizada na manhã desta sexta-feira (19), em Brasília, gerou pelo menos duas grandes notícias para a cidade de Juazeiro do Norte. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, garantiu que vai defender, junto ao Ministério do Turismo, a execução completa do projeto elaborado pela comissão do Centenário de Juazeiro, a ser comemorada em 2011.
O encontro, articulado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), teve a presença do prefeito Dr. Santana, do bispo da Diocese do Crato, Dom Fernando Panico, do secretário municipal de Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos do Santos, e do presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Renato Casimiro.
O projeto engloba duas grandes áreas. As ações apresentadas em Brasília, orçadas em R$ 10 milhões, referem-se a obras estruturantes, que visam facilitar o fluxo turístico na cidade, e a construção de equipamentos que fazem referência histórica a Juazeiro, como o Marco Zero e um museu.
A outra vertente do projeto Centenário diz respeito à agenda de eventos culturais, que será realizada com o apoio do Governo do Estado e do Banco do Nordeste (BNB).
Alexandre Padilha elogiou o projeto, “muito bem detalhado e fundamentado”, e disse que vai marcar uma audiência com o ministro do Turismo, no qual vai defender a realização do projeto na sua integralidade. “é um reconhecimento à cidade de Juazeiro, por sua importância para o Ceará e o Nordeste”, disso o ministro.
Juazeiro no PAC 2
O segundo projeto apresentado pela comitiva é a construção da Avenida Perimetral, que contornaria toda a cidade, otimizando a ligação com as cidades da região. José Guimarães, que vem defendendo a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), argumentou que a avenida é um investimento capaz de mudar o perfil urbano de Juazeiro e tornar-se fundamental para a economia da Região Metropolitana do Cariri.
Padilha disse concordar com a importância do projeto e informou que vai encaminhá-lo ao Comitê Gestor do PAC, para que ele seja incluído na segunda fase do programa, o PAC 2, atualmente em fase de elaboração.
O investimento na construção da chamada Avenida do Contorno é de R$ 90 milhões. Além de interligar as cidades do “Crajubar”, o projeto prevê a construção de um anel viário que interligaria as BRs 116 e Transamazônica.
Para José Guimarães, Juazeiro do Norte é uma “cidade-símbolo do Nordeste e merece que as comemorações do seu centenário tenham essa dimensão”. Quanto à audiência no Ministério, disse que “sentiu muita, muita receptividade por parte de Alexandre Padilha.
De acordo com o prefeito Dr. Santana, o objetivo é aproveitar o momento histórico para preparar a cidade para os próximos 50 anos. “Estamos elaborando um projeto de desenvolvimento para cidade, econômico, social e cultural, para que ele seja implementado independente do gestor. É uma mudança de paradigma em Juazeiro”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social