19/02/2010

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Dirigentes do PT mostram transformação social do país no Go

Durante o Seminário Internacional do IV Congresso Nacional do PT, em Brasília, nesta quinta-feira (18), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra e o deputado Ricardo Berzoini (SP) fizeram um balanço dos dois mandatos do Governo Lula.
Eles analisaram os reflexos do desenvolvimento econômico e dos programas sociais colocados em prática na população brasileira. Também abordaram a importância política do PT no cenário nacional e internacional em 30 anos de existência.

O deputado José Guimarães (PT-CE) participa do encontro.


Para Berzoini, o novo modelo econômico implementado pelo governo não é apenas mais eficiente do que os dos governos anteriores, como também foi fundamental no enfrentamento da crise mundial. "Com a liderança do presidente Lula e da ministra Dilma nós vencemos a crise e, ao mesmo tempo, conseguimos gerar um sentimento de superação e de aumento da auto-estima do povo brasileiro jamais visto em outras ocasiões", disse. Berzoini destacou o processo de transformação social vivido pelo país e iniciado nos dois mandatos do presidente Lula.


José Eduardo Dutra destacou a vitalidade política demonstrada pelo PT na realização do PED 2009, quando 518 mil filiados participaram da eleição das direções partidárias, o que coloca o partido como uma das grandes forças políticas no mundo. Ele enfatizou também a coerência política do partido nestes 30 anos de sua fundação. "O mundo mudou, o Brasil mudou e o PT também mudou, mas jamais abandonou os princípios que nortearam a sua criação nos anos 80", afirmou.


A ministra Dilma Rousseff fez um detalhado balanço das ações mais importantes do governo Lula que levaram o país a um processo de transformação sócio-econômico que tirou da pobreza cerca de 20 milhões de pessoas nos últimos anos e colocou mais de 52% da população brasileira na classe média. Ela destacou a prioridade do governo em promover o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a distribuição de renda como o ponto forte do atual governo.


"Essa é uma combinação virtuosa que permite que sejamos citados hoje por muitas agências de pesquisa como a quinta economia mundial, mas nós somente seremos a quinta economia se transformamos substancialmente as condições de vida do povo brasileiro. O Brasil tem um legado de descuido e de descaso para com as classes populares e muito ainda tem que ser feito para melhorar isso", enfatizou.


O IV Congresso Nacional do PT prossegue até sábado (20) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Nesta sexta haverá a posse dos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética Nacional e do Conselho Fiscal Nacional. No sábado, às 10h, haverá um ato de aprovação da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República. O Congresso Nacional do PT acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Leia a programação completa do congresso no site: www.pt.org.br .


Fonte: Agência Informes