18/02/2010

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Hospital Regional Norte começa a ser construído dia 25

O maior hospital de todo o Interior do Estado, com 269 leitos, começa a ser construído dia 25 deste mês. O governador Cid Gomes e o secretário da saúde, João Ananias, assinam a ordem de serviço do Hospital Regional Norte às 19 horas, no local da obra, onde funcionava o parque de exposições de Sobral, no bairro Junco. Além de se destacar pelo tamanho, o HRN tem um diferencial: um prédio completo para atenção à saúde da mulher. No centro de atenção à saúde da mulher, são 32 leitos.


Outro importante serviço que o Hospital Regional Norte vai oferecer à população da região será a neurologia. São 29 leitos definidos exclusivamente para a neurologia, com a garantia de acesso aos exames, como tomografia computadorizada, eletroencefalograma e ressonância magnética. Com o novo hospital, a região Norte passará a ter leitos de UTI neo-natal. No total, 10 leitos de UTI para recém-nascidos, assegurando assistência na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, e assim reduzir a mortalidade infantil. A pediatria terá 10 leitos de UTI e ainda haverá 20 leitos de UTI para adultos e 30 unidades semi-intensivas – veja quadro abaixo com os serviços ofertados.


O Hospital Regional Norte, com previsão de ser concluído em 18 meses, é um investimento de R$133.516.382,82 em obras. Desse total, 33% são recursos do Tesouro do Estado e 67% oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, com recursos próprios, investirá R$ 40 milhões.


O HRN é a maior obra das 39 do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde no Estado. O programa inclui outro grande hospital, o Hospital Regional do Cariri, que está com 70% dos serviços concluídos e deve ser inaugurado no meio deste ano. O programa contempla 21 policlínicas regionais, sendo que 12 já estão em construção. Inclui 16 Centros de Especialidades Odontológicas - dois inaugurados e três em construção.


Especialidades:

- Cirurgia geral

- Cirurgia plástica

- Cirurgia buco-maxilo-facial

- Clínica geral

- Cirurgia torácica

- Cardiologia

- Ceurologia

- Traumato – ortopedia

- Proctologia

- Gastroenterologia

- Urologia

- Endoscopia

- Angiologia e cirurgia vascular
Serviços de apoio:
- Enfermagem

- Fisioterapia

- Psicologia

- Nutrição

- Serviço social/ouvidoria

- Farmácia
Apoio diagnóstico e terapêutico:
- Anatomopatologia e citopatologia

- Eletrocardiograma

- Litotripsia

- Agência transfusional

- Eletroencefalograma

- Ecocardiografia

- Laboratório de analise clínicas/patologia clínica

- Radiologia convencional

- Endoscopia

- Tomografia computadorizada

- Ultra-sonografia com dopplermetria

- Mamografia

- Ressonância magnética
Centro de Saúde da Mulher:
- 12 leitos parto normal

- 10 leitos de parto cirúrgico

- 9 mães-canguru

- 1 isolamento

17.02.2010


Fonte: Portal do Ceará