26/01/2010
Compartilhe esta postagem:
Pesquisa: Guimarães comemora crescimento de Dilma
O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) informou que a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República será lançada no congresso nacional do partido, previsto para acontecer entre os dias 18 a 21 de fevereiro, em São Paulo. Acrescentando que desta maneira, a legenda começará a organizar a campanha nos estados em favor da petista. O parlamentar observou ainda que a candidata do PT já cresceu muito, assegurando que hoje ela [Dilma] obtém cerca de 25% da preferência do eleitorado – o que significa uma distância de apenas dez pontos do opositor tucano, José Serra, nas pesquisas gerais pelo País.
Pesquisa
Sem deixar de lembrar a pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada no último final de semana, mostrou-se satisfeito com o crescimento considerável da petista no estado do Rio de Janeiro - reduto que concentra um dos maiores colégios eleitorais do País. A oito meses das eleições, a ministra Dilma aponta um empate técnico com o pré-candidato tucano, Serra, que obteve 27% das intenções de votos contra 26% da petista.
Para Guimarães, “dentro de pouco tempo, Dilma, em pesquisa geral, irá encostar-se a José Serra”. Tudo porque “o partido conseguirá mostrar ao povo brasileiro o que foi realizado em São Paulo nestes últimos anos”, afirmou.
“Nós vamos comparar os governos do presidente Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e, então, a população irá visualizar as diferenças a favor do PT”, acredita. Ele acrescenta ainda que as mudanças foram ocorridas no governo Lula e o sentido do partido é dar continuidade, apontando que isso ocorrerá com a ministra Dilma.
Debate ideológico
“Na verdade, queremos o debate programático e ideológico”, observou. Questionado sobre os resultados das eleições no Chile, em qual a presidente Michelle Bachelet - com avaliação positiva, não conseguiu transferir seus votos para o seu candidato, Guimarães avaliou que no Brasil isso é bem diferente. Ressaltou que o presidente Lula tem realizado exatamente o necessário para que a desventura não se repita nas eleições brasileiras. E arriscou o comentário: “o Lula tem condição, com a sua popularidade, de fazer sua sucessão.
Militantes participarão em massa do IV Congresso
Segundo o secretário de Planejamento do PT no Ceará, Reudson de Souza, a legenda estima que cerca de 1350 delegados, além de observadores do partido tanto do Brasil quanto do exterior, participaram do IV Congresso Nacional. Ao todo cerca de três mil militantes compartilharam o assunto da pauta, no caso, a discussão em torno da candidatura da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.
Sem comentar um dos principais assuntos em torno das eleições de outubro - que é desvinculação da candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB) ao Palácio do Planalto -, Reudson informou apenas que a preocupação do partido é a postulação de sua candidata ao pleito.
Destacou somente o problema envolvendo o deputado deverá ser resolvido pelo partido, o PSB.
Para ele, em março, toda esta especulação política envolvendo as alianças e as candidaturas estarão resolvidas pelos “trabalhadores”. “No Ceará, isso também tende a acontecer”, frisou. Contudo, avaliou que o consenso do partido é apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB), acreditando na coligação PT – PSB- PMDB – PC do B firmada em 2006, que elegeu o atual governador e demonstrou não existir dúvida no nome petista para vice-governadoria.
Fonte: Agência Avol