18/01/2010
Compartilhe esta postagem:
Seduc aplica sistema de avaliação para 79 mil alunos de Fortaleza
Um total de 79.505 alunos de 108 Escolas de Ensino Médio da rede estadual, em Fortaleza, e oito localizadas no município de Juazeiro do Norte, participam a partir desta terça-feira, dia 19, até quinta-feira, dia 21, das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará(Spaece) 2009. Do total de estudantes, 72 mil estão na Capital.Trata-se do segundo momento do trabalho que começou no final do ano passado e agora abrangerá as unidades de ensino que paralisaram suas atividades durante a greve dos professores. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense para implementar melhorias no ensino ofertado.
A aplicação dos testes acontecerá, respectivamente, dias 19, 20 e 21, para estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. O Spaece 2009 avaliará um total de 346.158 estudantes desse nível de ensino. A avaliação também abrangeu os142.242 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, público-alvo do Spaece-Alfa, e 150.030 matriculados no 5º ano desse mesmo nível de ensino nas escolas municipais e estaduais.
O Sistema avalia as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A Seduc conhecerá ainda o nível de leitura, além das competências nessas disciplinas, dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental(Spaece-Alfa), atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Governo Estadual.
Além dos testes aplicados, o Spaece incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.
A avaliação será realizada de forma censitária em aproximadamente 600 escolas estaduais e 6 mil escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. Os indicadores têm servido de base para a implementação de políticas e de novas práticas pedagógicas nas escolas e nos municípios que se utilizam dessas informações.
Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a Seduc ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).
Fonte: Portal do Ceará