06/01/2010
Compartilhe esta postagem:
Guloseimas e frituras poderão ser proibidas em lanchonetes escolares
A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei PL nº 763/07, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), que regula a comercialização de lanche em área escolar. O objetivo da proposta, de acordo com o relator, é melhorar a qualidade dos alimentos comercializados em localidades escolares. Além da proibição da venda de bebidas alcoólicas, o projeto proíbe ainda a venda de balas, pirulitos, gomas de mascar, refrigerantes, sucos artificiais e salgadinhos industrializados.
Segundo Guimarães, estatísticas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e
Metabologia, dão conta de que ao menos 15% das crianças e adolescentes brasileiras estão acima do peso ideal. “O aumento de peso tem como causa, em geral, os hábitos alimentares na infância e na adolescência. Cerca de 60% a 80% das crianças que possuem hábitos alimentares inadequados se tornam adultos obesos. Isso representa uma sobrecarga para o Estado, através da elevação dos custos de assistência à saúde”, justificou o parlamentar.
A proposta, que tramita apensada ao PL nº 6848/02, já foi aprovada da Comissão de Seguridade Social e Família e aguarda votação na Comissão de Educação e Cultura.
Assessoria de Comunicação Social