05/01/2010

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Réveillon de Fortaleza registra o maior público desde sua primeira

A festa de Réveillon em Fortaleza surpreendeu pela quantidade de pessoas presentes ao aterro. O número de ocorrências registradas permaneceu baixo, a exemplo dos anos anteriores. Segundo dados da Guarda Municipal e Defesa Civil e da Polícia Militar, o público estimado na festa foi de 1,1 milhão de pessoas, superando as expectativas da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), organizadora do evento, que aguardava um milhão de pessoas na virada do ano. No entanto, o evento deste final de ano foi considerado mais seguro do que o de 2008/2009. O número de ocorrências, segundo a Guarda Municipal, foi praticamente o mesmo do registrado na virada de 2008 para 2009, quando 700 mil pessoas passaram o Réveillon no aterro da Praia de Iracema.

O chefe de Gabinete da Guarda Municipal e Defesa Civil, Jaques Ferreira de Aguiar, disse que, proporcionalmente, esta passagem de ano foi mais tranquila, apesar de ter registrado 400 mil pessoas a mais do que no Réveillon do ano anterior. Segundo dados da Guarda Municipal, das 21h do dia 31, às 2h do dia 1°, 40 crianças se perderam de seus pais ou responsáveis e foram encaminhadas, até meia-noite, ao stand do Conselho Tutelar, no aterro. Após a meia-noite, essas crianças foram encaminhadas ao stand da Guarda Municipal. “Mas, às 3 horas do dia 1°/01, todas elas já haviam sido reencaminhadas às suas respectivas famílias”, afirmou Aguiar, lembrando aos pais e/ou responsáveis que procurem, nessas ocasiões, evitar beber em excesso quando estiverem com crianças sob seus cuidados.

O chefe de gabinete da Guarda Municipal alertou ainda que não foram só as crianças que se perderam. ”O número de adolescentes e adultos perdidos também foi alto. Registramos durante toda a noite do réveillon e madrugada umas 50 ocorrências de pessoas perdidas, entre idosos, gestantes e turistas. Os que procuraram as unidades da Guarda Municipal e da Polícia Militar foram devidamente encontrados por seus familiares ou grupos de amigos”, diz Aguiar. As ocorrências mais comuns, segundo levantamento da Guarda Municipal, foram brigas e discussões por conta do excesso de álcool e da excitação própria da festa e pequenos furtos. “Não registramos tumultos nem arrastões. A segurança reforçada garantiu a tranquilidade”, completa Jaques Aguiar.

 

Regionais

O mesmo clima de segurança foi verificado, também, nos outros três pólos onde aconteceram festas pela passagem de ano – Messejana, Barra do Ceará e Conjunto Ceará. Isso se deve, também, ao público menor que compareceu a esses locais. Segundo dados da Guarda Municipal e Defesa Civil, os públicos, em cada um dos pólos, foi o seguinte: Messejana – 6 mil pessoas; Conjunto Ceará – 2,5 mil pessoas; e Barra do Ceará – 1,5 mil pessoas. Messejana, este ano, se destacou em número de público. Segundo explicação da Guarda Municipal, por ser mais distante do Aterro da Praia de Iracema, a população daquele bairro preferiu comemorar o Ano Novo no próprio local.


Fonte: Prefeitura de Fortaleza