28/12/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães: 2010 promete ser um dos melhores anos da hist&oacu

Após a votação da Lei Orçamentária Anual, na última semana, no Congresso Nacional, o deputado José Guimarães (PT),  coordenador da bancada federal cearense, seguiu para Quixeramobim, sua cidade natal, onde concedeu entrevistas sobre o trabalho desenvolvido em 2009. 

Para o vice-líder do PT na Câmara, o ano de 2009 teve um balanço positivo para o País, tanto do ponto de vista econômico quanto político e social. Ele acredita que, graças à política econômica do governo Lula, o Brasil conseguiu vencer a crise, com segurança e competência. O parlamentar destacou que o presidente brasileiro é considerado, juntamente com Barack Obama, dos Estados Unidos, e o rei Juan Carlos, da Espanha, um dos três maiores líderes mundiais da atualidade.

José Guimarães falou da importância do trabalho conjunto dos parlamentares cearenses na defesa dos interesses do Estado, o que, segundo ele, pode ser traduzido na aprovação de emendas na ordem de R$ 654 milhões para o Ceará na Lei Orçamentária da União para 2010. Os recursos serão destinados a obras como o Hospital da Mulher, o Hospital de Messejana, o aeroporto do Cariri, estádio Presidente Vargas, infra-estrutura de turismo e urbana, entre outras. O deputado lembrou ainda que já existem recursos assegurados para o Eixão da Águas, a Transnordestina e a transposição das águas do Rio São Francisco, que beneficiam diretamente o Estado, e obras de saneamento em diversas cidades, que tiveram seus projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O petista fez questão de destacar que não haverá cortes nas áreas de investimento prioritárias do Governo Federal, como os programas de transferência de renda e o próprio PAC, bem como em áreas estratégicas, como saúde e educação. Guimarães comemorou a aprovação do novo salário mínimo, que passa a valer R$ 510 a partir de primeiro de janeiro. O deputado acredita que a política de valorização do mínimo e recuperãção do seu poder de compra é um dos fatores determinantes para o sucesso da política econômica do governo Lula.

Para Guimarães, o ano de 2010 promete ser “o melhor dos últimos 30 anos” para o Brasil. O otimismo baseia-se na previsão de crescimento de 5,5% a 6,0% e na "consolidação de grandes projetos do Governo Lula, como a exploração do Pré-Sal, que, conforme entendimento entre bancadas, governadores e o Governo Federal, deverá injetar mais dinheiro não só na economia dos estados produtores, mas também de outros estados, como é o caso do Ceará, por meio dos dos royalties".

Eleições

Sobre as eleições de 2010, que marcarão a sucessão do presidente Lula, Guimarães afirmou que credita na vitória da ministra Dilma Roussef, tida por ele como "um dos melhores quadros do governo Lula". Segundo Guimarães, a gestão de Dilma à frente do PAC e a sintonia da ministra com Lula comprovam que a petista "é competente e está preparada para administrar o País, dando continuidade ao trabalho do presidente Lula, promovendo as melhorias sociais que o país necessita e fortalecendo ainda mais os projetos já existentes".

Guimarães também é otimista sobre a recondução do governador Cid Gomes, que tem no PT um de seus principais aliados na administração do Estado. Segundo ele, a reeleição de Cid é dada como certa em qualquer cenário, conforme recentes pesquisas, devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador.

Questionado sobre a possibilidade de o senador Tasso Jereissati concorrer ao Governo do Estado, enfrentando Cid, Guimarães disse que vê o cenário "com bons olhos", pois acredita ser uma oportunidade de “separar o joio do trigo”, já que, para alguns, a histórica ligação política de Tasso com os Ferreira Gomes ainda continua firme. "Além disso, de acordo com as pesquisas, Cid ganharia de Tasso", ressaltou.

A respeito das discussões em torno de uma candidatura petista ao Senado, o deputado defende que o partido tenha um candidato, possivelmente o atual ministro da Previdência Social, José Pimentel, e o apoio da legenda a um nome do PMDB, que deverá ser o deputado Eunício Oliveira.

Afirmação mais importante é a de que o PT se prepara para concorrer ao Governo do Estado em 2014, buscando, para tanto, "fortalecer-se ainda mais, e a eleição de um senador do partido faz parte desse projeto político".

Mandato

Sobre seu trabalho na Câmara dos Deputados, José Guimarães afirma estar “com o sentimento do dever cumprido”. Seu desejo é disputar novamente a uma vaga na Câmara "para continuar o papel que vem desempenhando em prol do desenvolvimento do Estado". 

Logo no seu primeiro mandato, Guimarães tornou-se coordenador da bancada do Ceará, více-líder do PT, presidente da Subcomissão do Nordeste, coordenador setorial da bancada do Nordeste, 2º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e coordenador da bancada do PT na Comissão de Orçamento em 2008. Apresentou diversos projetos e lei e propôs audiências públicas sobre relevantes temas.

O deputado afirma que "nunca na vida" trabalhou tanto quanto agora e acredita que o resultado de tamanho empenho será reconhecido. Amplamente conhecido no ambiente político como homem de diálogo, Guimarães se destaca pelas relações construídas ao longo da carreira e pelo perfil conciliador e pela dedicação ao trabalho.