01/12/2009
Compartilhe esta postagem:
Metrô do Cariri será inaugurado nesta terça-feira
O Governo do Estado vai entregar à população do Cariri o primeiro projeto de requalificação do transporte de passageiros no Interior do Estado. O Metrô do Cariri, que liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, será inaugurado na próxima terça-feira (01/12).
A solenidade de inauguração do Metrô do Cariri será feita em duas fases. A primeira, às 19h30min, a cerimônia será na Estação do Crato; e às 20 horas, a inauguração será na Estação de Juazeiro do Norte. Nesse mesmo momento, Cid Gomes assinará ordem de serviço para a construção da rodovia que liga Jardim a Barbalha. A obra terá 38 quilômetros de extensão e receberá investimento de R$ 18,67 milhões. O prazo de construção é de 360 dias.
O Metrô do Cariri está orçado em R$ 25.190.720,90. Nessa primeira fase, o Metrô irá circular dentro da chamada operação branca, cuja principal característica é a não cobrança de bilhetagem. É um período de adaptação durante o qual serão verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação de funcionários e população ao novo serviço. O Metrô vai começar a circular com três estações concluídas: Crato, Teatro e Juazeiro. Ao longo desse período, segue a execução da obra das seis demais estações.
Na segunda fase de funcionamento do Metrô, terá início a operação comercial parcial, em que o serviço funcionará num horário ampliado. Após concluída essa fase, o Metrô entra finalmente na operação completa, em que o trem circulará de 5h30min às 22h30min, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o Metrô do Cariri atenda uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média.
O percurso de 13,6 quilômetros entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros. cada uma, equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos.
Fonte: Portal do Ceará