19/11/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Casa do Estudante de Ceará receberá recursos federais para reforma

Emendas parlamentares para a reforma da Casa do Estudante do Ceará (CEC) em 2010 serão incluídas na Proposta de Lei Orçamentária da União 2010. Em viagem a Brasília, o presidente da Casa, Daniel Monteiro, teve a oportunidade de pedir o apoio da bancada federal no Congresso, durante reunião realizada na última terça-feira. De acordo com Daniel, a Casa do Estudante nunca passou por uma reforma que pudesse resolver definitivamente os problemas de infra-estrutura da Casa que abriga 115 estudantes vindos do interior do Estado.

A decisão da Prefeitura de Fortaleza em revalidar as carteiras de estudantes, informa o presidente da Casa, a deixou numa situação crítica, já que esta seria a única fonte de receita da Instituição.

De acordo com a Lei Municipal 8.130/98, a cada carteira confeccionada para alunos dos ensinos fundamental e médio da capital, 20% do valor são destinados para a CEC. Sem a confecção de carteiras, não há receita, explica Daniel Monteiro.

Os deputados federais José Guimarães (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) moraram na residência e, ainda conforme informações da CEC, estão articulando o repasse de emendas federais para a reforma da Instituição, que seria executado pelo governo do Estado. Os investimentos giram em torno de R$ 1,3 milhão.

Já contando com o apoio dos dois parlamentares, a CEC sensibilizou outros parlamentares e deverá ter suas demandas todas atendidas já no próximo ano.

A Casa do Estudante foi fundada em 1934 e atualmente abriga 115 estudantes que se dividem entre secundaristas, pré-universitários, estudantes técnicos e universitários. A capacidade máxima é de 180 moradores. Há representações de 33 municípios do Estado do Ceará.