18/11/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Esporte: Guimarães pede mais recursos no Orçamento de 2010

O deputado José Guimarães (PT-CE) defendeu nesta quarta-feira (18) que a proposta Orçamentária de 2010 privilegie os projetos e obras destinados à realização da Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas em 2016. A preocupação foi manifestada durante audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara com a presença o ministro do Esporte, Orlando Silva. O parlamentar destacou a importância e o impacto econômico que os dois eventos trarão para o País.


De acordo com o parlamentar, por se tratar de eventos de projeção internacional, que levará a imagem do País para o restante do mundo, o Congresso deve dispensar uma atenção especial. “As prioridades do orçamento precisam estar antenadas com este momento especial que o esporte vive no Brasil. Por esta razão, o orçamento de 2010 não pode ser uma peça fria, que não leve em conta tudo o que esta acontecendo no Brasil, que é algo muito positivo, tanto para o esporte, quanto para a economia”, defendeu.


Guimarães, que é vice-líder da bancada do PT na Câmara, adiantou que irá pressionar para que o relator do orçamento, deputado Geraldo Magela (PT-DF), destine mais recursos para as obras. “Vamos levar essa discussão para a bancada do PT e pressionar o relator para alocarmos mais recursos, além daqueles investimentos que já estavam programados. Não podemos ficar alheios a esse momento excepcional que o País esta vivendo”, afirmou.


Esporte para o desenvolvimento


Guimarães fez um balanço sobre as políticas públicas do governo do presidente Lula para o setor de esportes no País. O parlamentar espera que todos os investimentos que serão feitos em função da Copa e das Olimpíadas sejam ampliados para fortalecer ainda mais o esporte nacional. “O esporte ganhou um novo olhar no governo do presidente Lula e sob o comando do Ministro Orlando Silva. Cada vez mais estamos consolidando o esporte como uma política pública de Estado. Antes, o esporte brasileiro era visto apenas pelo futebol, hoje o País começa a ser visto como uma grande potencia em diversas outras modalidades”, explicou.


Mais recursos
Após a audiência, o ministro Orlando Silva, acompanhado de um grupo de atletas de diversas modalidades, foram até a presidência da Câmara para pedir ao presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) a alocação de mais recursos para o esporte. Os atletas pedem que os parlamentares incluam mais emendas ao Orçamento da União de 2010 para o setor. A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari disse que é importante patrocinar não apenas o esporte de elite, mas também o esporte amador e as categorias de base.


Assessoria de Comunicação Social