30/10/2009
Compartilhe esta postagem:
Ocara mantém tradição e promove mais uma Festa das Almas
A tradicional Festa das Almas, que acontece anualmente na cidade de Ocara, distante 95km de Fortaleza, reúne os fieis para a celebração em homenagem aos que já passaram por esta vida. Realizada sempre nos dias em que antecedem o Dia de Finados, o evento já se consolidou na cidade e integra moradores de municípios vizinhos, como Aracoiaba, Guaiúba, Cascavel, Ibaretama, entre outros.
Na avaliação do deputado José Guimarães (CE) o evento já é uma referência cultural para a região. “É uma festa que esta aos poucos vai se consolidando como referencia do ponto de vista cultural para o Estado do ceará. É uma festa que reforça os valores humanos”, disse Guimarães. Esta é a terceira edição do evento que o parlamentar cearense participa.
O surgimento da Festa das Almas coincide com a fundação da cidade e, por este motivo, é a preservação da identidade dos cidadãos de Ocara. O evento começa no dia 30 de outubro e termina em 2 de novembro, com show em praça pública.
No entanto, a principal atração acontece na noite do domingo e durante a madrugada de segunda-feira, quando os fieis participam da missa realizada no cemitério e percorrem um pequeno trajeto com velas, no sentido de iluminar o caminho daqueles que já partiram, segundo destacam os organizadores.
Durante todo este período, permanecem em vigília e orações. O cemitério fica totalmente iluminado, em decorrência da quantidade de velas acesas. A novidade, de acordo com a secretária de Cultura, Esportes e Juventude de Ocara, Auricélia Alves, é a participação mais ativa da Igreja Católica, com a realização de confissões.
"Haverá também confissões nos bairros, recitação do terço das almas e a missa. Pela primeira vez, haverá a realização da Romaria das Almas", disse a secretária. Depois da missa, o grupo folclórico de Ocara, Pisada do Sertão, faz a apresentação do reisado "Boi Coração".
Fonte: Prefeitura de Ocara com Assessoria de Comunicação Social