16/10/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula visita obras da Transposição em Mauriti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na cidade de Mauriti, a 491 Km de Fortaleza, nesta sexta-feira (16), para vistoriar as obras do projeto de transposição do Rio São Francisco que estão sendo realizadas naquela cidade. A comitiva presidencial deve desembarcar no Cariri por volta das 15 horas. Além de Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, das Comunicações, Franklin Martins, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, estão percorrendo quatro estados, numa viagem de três dias. No Ceará, o grupo contará ainda com o governador Cid Gomes, secretários de estado e prefeitos.

Para o coordenador da bancada cearense no congresso Nacional, deputado José Guimarães (PT), a visita do presidente demonstra a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido naquela região. Há cerca de dois meses, o parlamentar esteve no mesmo local da visita, acompanhado do prefeito de Mauriti, Isaac Júnior, onde constatou o ritmo acelerado do andamento das obras e informou a situação ao governo.

O parlamentar, que na tarde de ontem discursou em plenário destacando a preocupação do presidente Lula em acompanhar de perto o trabalho de uma “obra gigantesca”, se integrará à comitiva presidencial na chegada ao Cariri. “Essa é, sem dúvida, uma das viagens mais importantes do presidente Lula, pois a obra significa muito para o futuro do Nordeste brasileiro”, afirmou.

No Ceará
Em Mauriti, onde as obras da transposição ocupam uma extensão de 40km - área cearense do canal -, trabalham 650 homens, 80 máquinas de grande porte e 48 caminhões, na construção de bueiros, aterros e aberturas de valas. As obras estão concentram-se nas localidades de Cipó, Cana Brava e Quixabinha, cerca de 20 km da sede do município.

A obra terá dois canais, com 700km de extensão e um sistema de bombeamento d´água que vai corrigir os desníveis existentes em todo o percurso. Esse projeto garantirá o abastecimento por longo prazo de grandes centros urbanos da região. Somente no Ceará, os investimentos são da ordem de R$ 570 milhões.

As obras de revitalização e transposição do São Francisco vão beneficiar, quando concluídas, mais de 12 milhões de pessoas em 398 municípios, com acesso à água para consumo, irrigação e pequena agricultura, além de sistemas de saneamento básico. O Velho Chico, revitalizado, terá suas margens saneadas e matas ciliares recuperadas.
 

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Agência Estado