15/10/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães destaca em Plenário visita do presidente Lula às

O deputado José Guimarães (PT-CE) destacou nesta quinta-feira (15) no Plenário da Câmara a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Paraíba, na divisa com o Estado do Ceará para vistoriar as obras de transposição da bacia do Rio São Francisco. De acordo com o parlamentar, ao visitar estes estados o presidente demonstra o seu compromisso com uma das mais importantes obras para o Nordeste Brasileiro. A viagem do presidente Lula teve início nesta quarta-feira (14) e segue até esta sexta-feira (16). A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, também integram a comitiva.


“Essa é sem dúvida uma das viagens mais importantes do governo do presidente Lula. Esta obra significa muito para o futuro do Nordeste brasileiro. O São Francisco estava morto há muitos anos e nenhuma intervenção socioambiental foi feita nos governos anteriores para recuperação de suas margens. Com esta atitude, o governo reafirma o seu profundo compromisso com os nordestinos e com o desenvolvimento social e econômico desta importante região brasileira”, afirmou Guimarães. O petista lembrou que entre as promessas de campanha do presidente Fernando Henrique Cardoso, estava o projeto de transposição do Rio, mas que só foi de fato iniciada no governo petista.


As obras de revitalização do rio São Francisco e sua integração com a Bacia Hidrográfica vão beneficiar, quando concluídas, mais de 12 milhões de pessoas e 398 municípios, com acesso à água para consumo, irrigação e pequena agricultura, além de sistemas de saneamento básico. O próprio rio São Francisco também ganhará com a obra, tendo suas margens e matas ciliares recuperadas.


Guimarães destacou o avanço das obras nos quatro estados atingidos e lamentou que a oposição ainda insista na falsa tese de que o projeto ainda não saiu do papel. “Alguns ainda afirmam que a obra não saiu do papel. Só na cidade da minha querida Mauriti, no Ceará, são mais de mil operários trabalhando nessa obra. Na região de Cabrobó e Floresta, em Pernambuco, são 4.900 nordestinos trabalhando nos dois canais que estão sendo abertos, sem falar na grande operação que está sendo feita pelo Exército Brasileiro”, informou Guimarães.


Transformação – Com o projeto do São Francisco e os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o parlamentar afirma que o Nordeste terá uma nova roupagem. “O Nordeste brasileiro está se transformando em uma nova fronteira de desenvolvimento econômico e social. Talvez nem todos tenham a dimensão do significado dessa viagem do Presidente da República, mas ela é um desejo trabalhado e construído há anos, há décadas, pelos nordestinos que sempre lutaram para que essa obra fosse de fato realizada”, lembrou Guimarães.

Assessoria de Comunicação Social