07/10/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães destaca em Plenário desempenho da economia nordestina

O deputado José Guimarães (PT-CE) registrou em pronunciamento no plenário reportagem publicada na última semana no Jornal Diário do Nordeste, do Ceará, apresentando um estudo com os números da economia nordestina. De acordo com Guimarães, “são os números econômicos, sociais e de investimentos em uma região que outrora era conhecida como a mais pobre do Brasil”.
O texto afirma que “a Região Nordeste protagoniza uma nova etapa de desenvolvimento do País. Com a ascensão da classe C provocada em boa medida pelo aumento do salário mínimo e pelos programas sociais de transferência de renda, a área geográfica antes conhecida como sinônimo de seca e pobreza hoje é a menina dos olhos do Governo Federal e dos investimentos privados”.

O deputado José Guimarães destacou que o estudo apontou que o Nordeste ocupa a 2ª posição nacional em termos de consumo, só perdendo para a Região Sudeste, com 18,8% e 41,4%, respectivamente. Na área do emprego, a Região Nordeste gerou, até 2008, 1 milhão e 900 mil postos de trabalho, o que representa um incremento de 39% sobre o estoque de vagas criadas pelo País afora.

As políticas sociais, de acordo com o estudo, “proporcionaram o surgimento de outras classes consumidoras, que embora de baixa renda, vem transformando a região num grande mercado consumidor”.

O estudo mostrou ainda que na área dos investimentos privados, o Nordeste se apresenta como nova fronteira de desenvolvimento. “Uma nova base industrial está sendo consolidada na Região Nordeste com diversas empresas de grande porte ampliando seus investimentos na região e isso causa um impacto enorme”, disse o deputado José Guimarães.