Guimarães defende aumento de recursos para Fundo Constitucional do Nordes
O Banco do Nordeste do Brasil comemorou nesta sexta-feira (25) os 20 anos de criação do Fundo Constitucional do Nordeste, o FNE. A data foi marcada com um amplo debate sobre como aprimorar o fundo entre parlamentares, dirigentes e autoridades da região Nordeste. O deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada do Ceará no Congresso, participou do evento e disse que o fundo “mudou a cara do nordeste brasileiro”. O evento ocorreu no auditório do banco no Centro de Treinamento do Passaré, em Fortaleza.
Guimarães ressaltou a importância do fundo para o desenvolvimento da região e defendeu o aumento dos recursos destinados ao fundo para atender plenamente às demandas da região. “Nesses 20 anos que o FNE foi criado, o fundo se transformou na principal fonte de financiamento do setor produtivo da região nordeste. Atualmente, os recursos do FNE são insuficientes para atender às demandas dos estados e municípios atendidos pelo fundo”, defendeu. O parlamentar disse que vai articular com os demais integrantes da bancada cearense no Congresso para que o fundo receba mais investimentos no próximo ano.
Pré-sal – O petista espera alocar ainda recursos do pré-sal para alimentar o fundo. “Vamos aproveitar a criação do Fundo Social para gerir recursos do petróleo do pré-sal para fazer com que estes recursos sejam destinados para as regiões mais pobres do País, especialmente para o Nordeste. Temos que garantir que o Banco do Nordeste seja um dos operadores desses recursos”, defendeu o parlamentar. De acordo com o petista, nos seus 20 anos de existência, o fundo já investiu R$ 56 bilhões na região e gerou cerca de cinco milhões de empregos diretos.
O evento reuniu uma caravana de parlamentares da bancada federal e estadual do Nordeste. Estiveram presente o deputado Zezeu Ribeiro (PT-BA), coordenador da bancada do Nordeste na Congresso, Chico Lopes (PCdoB), Ariosto Holanda (PSB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Átila Lira (PI) e Pedro Eugênio (PT-PE), este último ex-diretor do BNB.