23/09/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães destaca campanha de doação de órgão

O Deputado José Guimarães (PT-CE) foi ao Plenário da Câmara nesta quarta-feira (23) para destacar o lançamento da campanha, deflagrada no Ceará esta semana, para estimular a doação de órgãos e tecidos.  Promovida pela Associação Brasileira dos Transplantados, a campanha tem como lema: Doar órgãos é renovar vidas. De acordo com o petista, é fundamental desenvolver políticas públicas de conscientização popular sobre a importância da doação de órgãos para ampliar a capacidade de atendimentos do sistema de saúde do Estado.

“O Estado do Ceara tem sido um dos Estados pioneiros nessa campanha de doação de órgãos e de tecidos. Tudo este esforço, colocou o Ceará na quarta posição nacional em número de pessoas que doam órgãos”, destacou Guimarães. De acordo com o parlamentar, o Estado dispõe ainda de uma outra campanha sobre o tema. Trata-se da campanha “Doar é receber. Dois lados da mesma moeda”. A iniciativa foi lançada há sete anos pela Fundação Edson Queiroz e pela Fundação Unifor, da Universidade de Fortaleza.

Números - As estatísticas revelam que o número de doadores vem crescendo. A solidariedade humana se reflete no aumento de 19,57% no número de transplantes no Ceará de 2007 para 2008. Só no primeiro semestre de 2009, foram realizados 501. Na fila de espera da Central de Transplantes do Estado estão 1.135 pessoas, sendo 13 crianças como Nívia de Castro que esperam pela doação para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida.

Em todo o Brasil, são mais de 60 mil pessoas à espera de um transplante. O vice-presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz Neto, que veio à Fortaleza para fazer o lançamento oficial da campanha 2009, disse que o número de doadores cresceu 40%, atingindo 8,6 por milhão da população em 2009, contra seis doadores por milhão da população, de 2006. "O Ceará deu uma forte contribuição nessa conquista, é o quarto estado do País em número de doadores, com 11,7 doadores por milhão de habitantes", enfatizou Ferraz Neto.


Assessoria de Comunicação