21/09/2009
Compartilhe esta postagem:
Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso debate deserti
Debater práticas sustentáveis de plantio, cultivo e agropecuária da terra para evitar a deterioração do solo nordestino. Esse é o objetivo do seminário “Mudanças Climáticas e Desertificação no Ceará”, que será promovido pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso, no dia 24 de setembro, na Assembléia Legislativa do Ceará.
“A questão da desertificação é algo grave, que interfere na sustentabilidade ambiental do País. A comissão não pode olhar somente para os problemas da região amazônica. Temos que debater os gargalos da preservação ambiental do Brasil como um todo”, defendeu o deputado cearense José Guimarães (PT), integrante da comissão e propositor do debate.
Deverão participar do evento a senadora Ideli Salvatti, presidente da Comissão, e especialistas convidados para expor sobre a questão. O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro, com o tema "desertificação – diagnóstico e perspectivas frente às mudanças climáticas", terá como expositores o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, e a professora da Universidade Federal do Ceará, Marta Celina.
Para o segundo painel, com tema "produzir sem degradar – desafios para o semi-árido: experiências exitosas", serão convidados o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana, o superintendente do ETENE/BNB, José Sydrião de Alencar Júnior, e a Coordenadora do Grupo ASA (Ações para o Semi-Árido), Cristina Nascimento.
A Comissão de Mudanças Climáticas fornecerá certificado de participação. As inscrições podem ser feitas por meio da página do deputado José Guimarães na internet (www.guimaraes.org.br).
Outros temas
Após os painéis, haverá duas mesas de debates. Para discutir o Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Estado do Ceará, são convidados o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Francisco José Coelho Teixeira, e o presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, Eudoro Santana.
A segunda mesa de debates discutirá os mecanismos de incentivo à sustentabilidade. Para o tema serão convidados a presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Tereza Bezerra Sales, e a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Leite Araújo Brasileiro.