14/09/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Desenvolvimento: Lula confirma Siderúrgica e Refinaria para Ceará

“Até o fim deste ano eu volto à Fortaleza para conferir o início da terraplenagem da Siderúrgica”. A declaração do presidente Lula, nesta quinta-feira (10), em Fortaleza, confirma a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) com operações previstas para o ano de 2013. Lula confirmou também a instalação da segunda maior refinaria de Petróleo do Brasil, aqui no Ceará e anunciou a garantia da conclusão das obras do Metrô de Fortaleza,  da Transposição do Rio São Francisco, da Ferrovia Transnordestina e a exploração do urânio, na usina de Itataia. “Até junho de 2011 eu quero pegar o trem no Porto de Suape e vir apitar aqui no Porto do Pecém e vou chamar os governadores do Nordeste para ver essas obras”, brincou Lula, referindo-se às obras da Transnordestina e Transposição.

As declarações do Presidente foram feitas durante a solenidade realizada  no canteiro de obras do residencial Patativa do Assaré - um dos onze residenciais que serão construídos com o projeto do governo estadual Rio Maranguapinho, considerado a maior intervenção urbana do Ceará. Na ocasião, o governador Cid Gomes juntamente com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e a presidente da Caixa Econômica, Fernanda Ramos, assinou as ordens de serviço para construção de mais dois conjuntos habitacionais que somam 1.536 moradias;  de uma barragem para contenção de cheias; e da dragagem do Rio Maranguapinho. As obras ultrapassam investimentos de R$ 136 milhões.

Segundo o Governador, ao todo o projeto vai assentar mais de 9 mil famílias, além de formar o maior parque urbano de Fortaleza. “As obras vão da avenida Perimetral à avenida Mister Hall”, explicou Cid. O governador ressaltando ainda que a barragem vai permitir a regularização do armazenamento das águas do rio, durante as cheias. “Através das comportas nós vamos controlar o armazenamento das águas. As famílias que foram obrigadas a morar nas margens do rio, vão morar em casas dignas e o mais importante, de suas propriedades”, destacou Cid.  Sobre o parceria entre os Governos Estadual e Federal, Cid Gomes reconheceu a parcela de contribuição de cada poder, para a execução dos projetos. “Nenhum presidente fez tanto pelo nosso Estado, como o presidente Lula”, ressaltou.

O presidente Lula garantiu o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, não só aqui no Ceará, mas também no restante do País. “Agora a gente pode dizer que as obras estão andando a 100 quilômetros por hora e não param mais”, disse. O presidente citou projetos do Governo Federal que, segundo ele, tem mudado a vida dos brasileiros. “Nós vamos lutar para apagar o ultimo candieiro desse País”, disse citando as mudanças de hábitos dos brasileiros com o programa Luz para Todos. O presidente agradeceu a “parceria extraordinária” com o governador Cid Gomes. “Valeu a pena vocês acreditarem e valeu a pena a parceria”, resumiu. Ele anunciou que no próximo ano será lançado o PAC 2011 a 2015. “Vamos comprometer os recursos para que as obras não parem nem país e os nosso projetos tenham continuidade”, finalizou.

Em todo o projeto serão investidos R$ 496 milhões. As intervenções beneficiarão mais de 30 mil pessoas.  As obras de dragagem serão realizadas ao longo dos 22 quilômetros do rio Maranguapinho, possibilitando a retirada do entulho existente. A ordem de serviço também autoriza o início das obras de construção da barragem de contenção de cheias entre os municípios de Maranguape e Maracanaú e a implantação de esgotamento sanitário nas sub bacias adjacentes do Maranguapinho. As obras de urbanização envolvem a construção de via paisagística nas duas margens do Rio, ciclovia e passeio. Também serão implantadas 40 áreas urbanizadas dotadas de espaço para convivência e equipamentos de lazer e esporte.

Para o ministro Márcio Fortes, os conjuntos habitacionais do Rio Maranguapinho somadas as unidades que serão construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida mudarão o perfil das moradias do estado. Márcio Fortes reafirmou que para o Ceará serão 51.644 unidades habitacionais. De acordo com a presidente da Caixa, Maria Fernanda, o número de construtoras habilitadas no estado passou de 22 para 78.

Participaram do eventos também os ministros Fernando Haddad (Educação), Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), José Pimentel (Previdência Social), Pedro Brito (Secretário dos Portos) e os deputados federais Ciro Gomes, José Guimarães, Eudes Xavier, José Airton Cirilo, Eugênio Rabelo.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Foto: Queiroz Neto