25/08/2009
Compartilhe esta postagem:
Zé Eduardo Dutra lança candidatura para presidente nacional do PT
O petista José Eduardo Dutra lançou, nesta terça-feira (25), sua candidatura à Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores. O ato de lançamento da campanha de Dutra foi amplamente prestigiada por diversos deputados da bancada petista na Câmara, prefeitos, militantes e dirigentes regionais. O evento foi marcado por manifestações de apoio acaloradas. O deputado José Guimarães (PT-CE), apoiador da campanha de Dutra, participou do lançamento. Guimarães enfatizou a conduta moral de seu candidato e disse que o PT ganhará muito com a escolha de Dutra.
O atual presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que pertence à chapa “O partido que Muda o Brasil” de Dutra, falou da responsabilidade do PT com o desenvolvimento do País e disse que o nome de Dutra é a melhor opção para dirigir o partido.
Berzoíni disse que o principal desafio para a nova gestão do partido será a eleição da ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para dar continuidade ao governo Lula. “Temos um grande desafio, não apenas de reeleger a Dilma para dar continuidade ao nosso trabalho, mas a partir de uma aliança programática, ampliar o número de governadores do partido, aumentar participação nas assembleias legislativas, na Câmara e no Senado”, afirmou.
Para essa tarefa, Berzoini afirmou que sua chapa esta preparada. “O PT não vacila diante dos enfrentamentos e estamos prontos para fazer alianças de cabeça erguida e com o coração tranqüilo, porque esse é o partido da nossa militância e da nossa população. É com muito alegria que recebemos Zé Eduardo Dutra para ser o nosso líder, o nosso candidato para futuro presidente do Partido dos Trabalhadores”, finalizou Berzoini.
Perfil
Dutra foi líder sindical e dirigente nacional da CUT, atuando sempre na linha de frente da resistência ao neoliberalismo e às privatizações; foi membro do Diretório e da Executiva Nacional do PT, apoiando ativamente a implantação do partido nas diversas regiões do Brasil; foi senador e líder da bancada petista, destacando-se como um dos principais articuladores da oposição parlamentar no governo FHC; e cumpriu papel fundamental no governo Lula, presidindo a Petrobrás e a BR Distribuidora, resgatando o sentido estratégico da maior empresa pública brasileira e colocando-a a serviço do desenvolvimento econômico e social do país.
Nessa trajetória de vida e de lutas, Dutra adquiriu uma reconhecida experiência política e administrativa, que faz dele uma das lideranças mais maduras e qualificadas do PT e da esquerda brasileira.
Assessoria de Comunicação Social