13/07/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Cid Gomes abre a 58ª edição da Expocrato

A 58ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados - Expocrato 2009 foi aberta oficialmente pelo governador Cid Gomes neste domingo (12). Este ano 12 mil animais ocupam todos os pavilhões e ainda as 200 baias para a estabulagem dos animais. O evento conta com animais puros, de auto valor comercial, que concorrem à premiações , além de 500 expositores de todas as regiões do Ceará e representantes do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. “Este é um evento que a cada ano tem conseguido cumprir seu papel que é gerar emprego e renda para as pessoas do campo, especialmente os pequenos agricultores”, disse Cid Gomes.


Em seu discurso o governador elogiou o trabalho realizado para o acontecimento da festa com ênfase na gestão participativa. Na ocasião, Cid Gomes relatou os investimentos do Governo do Estado no setor agrícola destacando que na atualidade o Estado tem a melhor situação fiscal de toda sua história. “Isso faz com que possamos trazer novos investimentos”, confirmou. Na solenidade o governador também falou sobre a possibilidade da construção de um novo parque de exposições no Crato, opção que melhor atenderia a demanda atual. “Este ano, por falta de espaço tivemos de rejeitar expositores”.

Junto à população local, Cid definiu um cronograma que define se o novo espaço será construído, ou se permanece no atual local. Formou-se uma comissão, presidida pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, além de deputados estaduais, federais, o presidente da Câmara Municipal e um jornalista, com a finalidade de gerir o processo de escolha, também junto à população, da compra e local do terreno. O governador dispôs para a construção da nova sede um total de R$ 25 milhões em recursos, com o projeto nos moldes do parque de exposições da Região Norte do Estado. “O novo parque será construído no Crato, compondo mais uma das grandes obras realizadas em meu governo, para a região do Crajubar. O antigo espaço da Expocrato poderá abrigar a sede da Urca”, lembrou.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, defendeu que é fundamental o apoio de parceiros para a troca de experiências tendo como resultante o melhoramento genético do rebanho cearense. Segundo o secretário, a Expocrato 2009 é uma boa oportunidade fortalecer o rebanho e tirar o Estado da situação de “risco desconhecido da Febre Aftosa”. Camilo afirmou que este ano a expectativa é que durante o evento sejam movimentados mais de R$ 60 milhões em negócios. “Este é um evento que revela-se como grande potencial de renda e de qualidade de vida do pequeno ao grande agricultor familiar, através de tecnologias e inovações em todos os eventos paralelos que acontecem na Exposição”, disse.

Pelo segundo ano consecutivo a Expocrato 2009 promoverá também mais uma edição da Expocães que incluirá três exposições, sendo duas internacionais. Além disso, a programação do evento trará leilões de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, concurso leite de bovinos, bubalinos e caprinos, desfile de animais, a tradicional feira de agricultura familiar com exposição de produtos regionais, diversas apresentações culturais da região e grandes shows com artistas e bandas nacionais. Durante a solenidade de abertura,  governador, secretários de Estado e políticos da região também inauguraram o Pavilhão Carlos de Albuquerque Lima, além do Museu da Expocrato Ministro Wilson Gonçalves.

Governo do Ceara